Saulo faz a cabeça dos jogadores do Paraná

À medida que o jogo se aproxima, a comissão técnica reduz a intensidade dos treinos e ao mesmo tempo intensifica a conversa com os jogadores do Paraná Clube. Durante toda a semana, Saulo de Freitas aproveitou os minutos que antecediam cada treinamento para “bater na mesma tecla”: a importância de se conquistar o quanto antes os pontos necessários para levar o clube à Copa Sul-Americana.

No domingo, às 16h, o Tricolor encara o desesperado Fortaleza, no Castelão. Para minimizar os efeitos da longa viagem, a delegação segue hoje para a capital cearense e os dois últimos treinamentos serão realizados no estádio do Ceará. “Assumimos um compromisso de garantir essa vaga e é melhor que não deixemos tudo para a última rodada”, ponderou o treinador. A Sul-Americana – até então tratada como “prêmio de consolação” por muitos – começou a ganhar destaque com a presença do São Paulo na semifinal do torneio.

“É uma competição nova, mas que dá projeção na mídia e cotas definidas por jogo”, lembrou Saulo. O Tricolor já esteve, por uma vez, na extinta Copa Conmebol e na oportunidade utilizou sua equipe de juniores. A conquista desta vaga faria com que o Paraná terminasse bem uma temporada que começou de forma nebulosa. No primeiro semestre, o time quase foi rebaixado no fraco campeonato paranaense e, até por isso, entrou no Brasileirão como candidato à “degola”.

No “bate-papo” entre comissão técnica e jogadores, aspectos táticos foram bem alinhavados. Saulo não esconde que a estratégia, neste fim-de-semana, será jogar no erro do adversário. Também cobrou maior equilíbrio nas ações pelos flancos. “Temos exagerado nas investidas pelo lado direito. Quero o time também forçando o jogo pela esquerda”, comentou Saulo, reconhecendo que esse é um dos erros recorrentes de sua equipe. Um erro “forçado” pela ótima fase de Valentim, um dos destaques do time no campeonato.

Essa postura tem refletido diretamente no rendimento de Fabinho, talvez o jogador mais cobrado nas últimas partidas e seguidamente substituído. “Os meias já estão acostumados a puxar o jogo para o lado direito. Está faltando a inversão, pois muitas vezes estou livre de marcação”, defende-se o lateral-esquerdo. “No último jogo, começamos fazendo bem esta virada de jogo, mas aos poucos a bola sumiu”, disse. Além dessa sincronia dos alas, Saulo quer seu time jogando no erro do Fortaleza.

“Precisamos valorizar a posse de bola e evitar um desgaste desnecessário”, lembrou, já precavendo-se para a elevada temperatura do nordeste brasileiro. O treinador acredita num adversário extremamente ofensivo, tentando definir o jogo nos primeiros quinze minutos. “Temos que suportar a pressão e fazer da velocidade a nossa principal arma”, avisou.

Força total contra o Fortaleza

O Tricolor terá, mais uma vez, a sua força máxima. A definição da equipe ocorreu no coletivo de ontem à tarde, quando Pierre foi avaliado. Recuperado da torção no joelho esquerdo, o jogador participou de todo o apronto e garantiu presença. “Confesso que estava um pouco receoso, mas bati legal na bola e não haverá problema”, disse o jogador ao deixar o gramado.

Foram 47 minutos de treino, contra os juniores. Contando com a movimentação do quarteto de frente, os titulares fizeram 3×0, com gols de Marquinhos, Renaldo e Fernandinho. “Num jogo como esse, é importante que sejamos precisos nas finalizações, o que não ocorreu diante do Cruzeiro”, lembrou o artilheiro Renaldo. Ainda na perseguição a Dimba e Luís Fabiano, o experiente atacante não quer “passar em branco” nesta antepenúltima rodada.

Pierre é uma peça importante no sistema de marcação, principalmente num jogo onde a proposta inicial é “se fechar”. Com dois volantes bem postados à frente da zaga, o Tricolor quer retomar seu bom índice de “bolas roubadas”, que sofreu uma queda na última rodada. “Vamos lá, sabendo que teremos pela frente um time que jogará na empolgação de sua torcida, que vai lotar o estádio”, alertou Pierre.

Fortaleza já tem time pronto

Fortaleza

– O mistério está desfeito. Após os treinos de ontem, o técnico Márcio Araújo definiu Dude como titular do meio-campo do Fortaleza para o jogo contra o Paraná Clube, domingo, no Castelão.

Com a suspensão de Erandir pelo terceiro cartão amarelo, outros três jogadores estavam na briga (Alexandre, Alyson e Marcos Paulo), mas Dude foi o escolhido e participou de todo o treino entre os titulares do meio-campo, ao lado de Dino, Richarlyson e Mazinho Loyola.

A equipe está definida com Jéfferson, Chiquinho, Fernando, Ronaldo Angelim e Sérgio; Dino, Dude, Richarlyson e Mazinho Loyola; Rena e Finazzi.

Márcio Araújo disse contar com a força da torcida para empurrar o time a uma vitória que poderia salva-lo do rebaixamento.

Voltar ao topo