Saudosismo na estréia da Beta na Granja

São Paulo – A Beta vai levar às 500 Milhas da Granja Viana uma boa dose de saudosismo neste fim de semana. Com seu kart todo cor-de-laranja, a equipe fará lembrar o March-Ford com que Vittorio Brambilla conquistou sua única vitória na F-1, no GP da Áustria de 1975. Os fatos daquele fim de semana junto ao desempenho do italiano foram determinantes para o estabelecimento e crescimento da empresa.

“Pouco depois, a Beta lançou seu “tank”, uma caixa que permitia uma maior identificação dos produtos, além de uma melhor organização. Foi a primeira no mundo a lançar este carro de ferramentas. E várias equipes passaram a usá-la”, contou Joaquim Leão, diretor da Costa & Garcia, empresa que detém exclusividade na comercialização dos produtos Beta no Brasil.

A prova em Osterreichring era a 12.ª daquela temporada. Brambilla, apelidado de “Gorila de Monza” por seu tamanho e por ter desavenças com os demais pilotos, conseguiu o oitavo lugar no grid, um feito na época. No warm up, Mark Donohue sofreu um grave acidente ? viria a falecer dias depois. A corrida teve seu início atrasado.

Se o clima não estava bom diante da batida de Donohue, ficaria semelhante na meteorologia. Um temporal desabou no circuito austríaco. Ainda assim, a largada foi dada. E com um carro acertado para aquelas condições, Vittorio se destacou. Logo estava em segundo, atrás apenas de Niki Lauda. Na 15.ª volta, a ultrapassagem quando o líder colocava volta em um retardatário. Brambilla, então, sumiu na frente e recebeu a bandeirada quando a direção da prova optou por encerrar o GP, no 26.º giro.

A euforia pela vitória fez Vittorio se descuidar. O italiano acabou batendo no guard-rail e destruiu o bico de seu carro laranja. “Foi muito marcante, a March naquela época era o que hoje seria a Minardi. O acidente foi visto em todo mundo e até hoje é comentado. E projetou de vez a marca, tanto no automobilismo, quanto em seu mercado”, apontou Joaquim.

Nesta semana, a Beta terá uma equipe que disputará a 8.ª edição das 500 Milhas da Granja Viana. Ricardo Zonta, Tuka Rocha, Ruben Carrapatoso, Felipes Apezzatto e o próprio Joaquim Leão compõem o time. A largada da prova acontece à 0h (de Brasília) de domingo.

Voltar ao topo