O presidente francês, Nicolas Sarkozy, que acompanhou nesta segunda-feira o desfile de 7 de Setembro como convidado de honra da Presidência da República, em Brasília, afirmou que apoia integralmente a candidatura do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016.

“Todo nosso voto já está em vocês. Seria formidável para o Brasil e América Latina. Apoiaremos vocês 100%”, disse Sarkozy, que passou o dia na capital federal como convidado de honra de Lula nas comemorações pelo Dia da Independência.

O Rio de Janeiro disputa com outras três cidades a chance de ser sede das Olimpíadas daqui sete anos. Os rivais são Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). A eleição final, feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), acontecerá no próximo dia 2, em Copenhague (Dinamarca).

Em troca, Sarkozy solicitou o apoio do Brasil na candidatura da cidade francesa de Annecy para os Jogos de Inverno de 2018. “Se vocês considerarem a candidatura de Annecy em 2018 – afinal de contas ela não faz concorrência às tão numerosas estações de esqui brasileiras – talvez vocês possam apoiar nossa candidatura aos Jogos Olímpicos de inverno”, afirmou Sarkozy, bem-humorado.