São Silvestre fecha o ano esportivo

A mais importante e tradicional prova de rua da América Latina, a Corrida Internacional de São Silvestre, realiza este ano sua 78.ª edição. Cerca de 15 mil corredores de todo o País e destaques do exterior estarão fechando o ano esportivo, percorrendo 15 quilômetros de ruas, avenidas e alamedas da capital paulista no dia 31 de dezembro. A largada do feminino acontece às 15h15, enquanto a prova masculina começa às 17h. Este ano, a premiação será de R$ 99,6 mil.

Em 2001, a brasileira Maria Zeferina Baldaia e o etíope Tesfaye Jifar foram os vencedores. Baldaia está mais uma vez confirmada e surge como favorita ao bicampeonato, mas Jifar, com uma úlcera, teve de desistir de buscar sua segunda vitória em São Paulo.

O atletismo brasileiro terá vários destaques, todos com chance de brigar pelo título. No masculino os principais são o brasiliense Marílson dos Santos, o melhor brasileiro em 99 e 2001, em ambas com o 4.º lugar; Ronaldo da Costa, vencedor em 94; Valdenor dos Santos, recordista sul-americano dos 15 km; Elenilson Silva, ouro nos 10 mil e prata nos 5 mil em Winnipeg. Vanderlei Cordeiro de Lima, ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (99) e melhor brasileiro em 2000 (quarto lugar), é uma das esperanças no masculino.

Entre as mulheres, além de Baldaia, aparecem Adriana de Souza, primeira brasileira em 2000 (4.º lugar), Cleuza Maria Irineu, melhor atleta nacional em 98 e 99, com o 5.º e o 6.º lugares, respectivamente; Selma dos Reis e Marizete Rezende são atletas que podem brigar pelo pódio com a estrangeiras.

Favoritos

Para variar, os estrangeiros confirmados vêm bastante credenciados. O Quênia tem a maior delegação, com seis corredores: Paul Kiriu, décimo colocado no Mundial de Meia Maratona em 2002 e vencedor da Meia Maratona de Humarathon, na França; Robert Cheruiyot, campeão da Meia Maratona de Milão em 2002 e vencedor da Corrida de São Fernando em 2002; Felix Limo, detentor da melhor marca para os 15 quilômetros no mundo com o tempo de 41min29seg; David Cheruiyot, bicampeão da Volta da Pampulha, e John Gwaco, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 98, no masculino, e Gladis Asiba, no feminino.

A Etiópia, que detém o título de atual campeã no masculino, traz um jovem corredor, considerado mais uma promessa de seu país. Trata-se de Sihene Sileshi, que promete uma boa performance pelas ruas da capital paulista. O atleta Shadrack Hoff, da África do Sul, completa a relação de atletas africanos na 78.ª Corrida Internacional de São Silvestre.

A 78.º Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização de A GazetaEsportiva.net, com oficialização da IAAF e promoção da Rede Globo. O apoio é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Paulista de Atletismo e Prefeitura Municipal de São Paulo. O patrocínio é do Açúcar União, Sedex10, Coca-Cola, Oi, MasterCard e Fisk, com apoio da Mizuno.

Percurso

A 78.ª Corrida Internacional de São Silvestre mantém os mesmos horários e percurso do ano passado, com 15 quilômetros de extensão. A largada feminina começa a partir das 15h15, em frente ao MASP, na Avenida Paulista. Já o masculino larga às 17h, no mesmo local. Após a saída, os participantes seguem em direção à Avenida Consolação. Descendo em direção ao centro, passam pela Praça Roosevelt, Avenida São João, elevado Costa e Silva, Rua Marta, alameda Olga, Rua Margarida, Avenida Pacaembu, Rua Luzitânia, Avenida Rudge, Avenida Rio Branco, Largo do Paiçandu, Rua Conselheiro Crispiniano, Viaduto do Chá, Largo São Francisco, Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e Avenida Paulista. A chegada das provas será em frente em prédio da Fundação Cásper Líbero, à Avenida Paulista, 900.

Voltar ao topo