O São Paulo jogava sua última esperança de continuar na briga pela vaga na Libertadores, mas o empate por 1 a 1 com o Vasco, neste domingo à noite em São Januário, deixou o time tricolor com um pé na Copa do Brasil depois de sete anos consecutivos disputando o torneio sul-americano.

continua após a publicidade

O resultado não foi bom e deixou o time de Paulo César Carpegiani a cinco pontos do G-4, restando apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O Vasco fica com 46 e continua na décima primeira colocação, na zona de classificação para a Copa sul-americana.

O jogo começou movimentado. O São Paulo tomou a iniciativa partindo para cima na velocidade de Lucas, Dagoberto e Jorge Wagner. Mas o Vasco não se intimidou e, diante de sua torcida, chegou a mandar uma bola na trave, em forte chute cruzado de Diogo, aos 10 minutos. A partida era aberta e prometia muitos gols, mas o ritmo caiu em São Januário, que estava sob chuva.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Vasco teve chance clara de abrir o placar, mas não conseguiu. Em jogada de escanteio Dedé subiu livre no primeiro pau e desviou de cabeça. A bola sobrou limpa no segundo poste para Eder Luís , que não conseguiu o cabeceio, mesmo com Rogério já batido no lance.

continua após a publicidade

O time cruzmaltino cresceu então na partida e passou a dominar o jogo. Aos 33, Dagoberto saiu contundido de campo e deu lugar a Marlos no São Paulo. Mas nada mudou entre os comandados de Carpegiani. O Vasco seguiu melhor e teve algumas boas chances, como na falta cobrada com perigo por Irrazábal aos 41 minutos e espalmada por Rogério. Com o 0 a 0 no placar, os times foram para o vestiário.

O técnico Paulo César Carpegiani tentou dar mais qualidade ao passe de sua equipe no segundo tempo e sacou o novato Zé Vitor para promover a entrada de Cléber Santana no meio. Já Paulo César Gusmão, técnico do Vasco, tirou Rafael Carioca e colocou Renato Augusto aos 10 minutos da etapa complementar.

continua após a publicidade

Mesmo com as substituições, as equipes seguiram apáticas em campo, protagonizando um jogo morno no Rio de Janeiro. Até que, aos 15 minutos, Eder Luis achou um golaço para o Vasco. O atacante cortou para o meio e acertou um belo chute de fora da área, de perna direita. A bola explodiu no travessão antes de morrer no fundo das redes defendidas por Rogério.

O São Paulo sentiu o golpe. Só que respondeu também com um belo gol de empate, aos 24 minutos da segunda etapa. Jean avançou até a linha de fundo pela direita e cruzou para a área. O atacante Lucas Gaúcho, que tinha acabado de entrar em campo no lugar de Jorge Wagner, se adiantou à zaga e ao goleiro e tocou de letra, encobrindo Fernando Prass. Lucas Gaúcho é nova revelação do São Paulo e fez contra o Vasco apenas sua segunda partida.

O jogo voltou subiu um pouco de ritmo depois de o clube paulista igualar o marcador. Mas Vasco e São Paulo logo arrefeceram seu ímpeto e mantiveram a igualdade até o fim do segundo tempo. O jogador Jefferson Silva ainda teve tempo de perder um gol incrível aos 48 do segundo tempo, ao chutar, sem marcação, por cima do gol.

FICHA TÉCNICA:

Vasco 1 x 1 São Paulo

Vasco – Fernando Prass; Irrazábal, Dedé, Cesinha e Diogo (Carlinhos); Rafael Carioca (Renato Augusto), Romulo, Felipe e Zé Roberto; Éder Luis e Jonathan (Jeferson Silva). Técnico – Paulo César Gusmão.

São Paulo – Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Vítor (Cléber Santana), Carlinhos Paraíba, Lucas e Jorge Wagner (Lucas Gaúcho); Dagoberto (Marlos) e Fernandão. Técnico – Paulo César Carpegiani.

Gols – Éder Luis, aos 16, e Lucas Gaúcho, aos 25 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Wagner Reway (MT).

Cartões amarelos – Rômulo, Lucas, Felipe, Jeferson Silva.

Renda – R$ 143.875,00.

Público – 5.674 pagantes.

Local – Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).F