O São Paulo vai entrar em campo nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), para enfrentar o Tigre, da Argentina, na segunda partida da final da Copa Sul-Americana, e pode fazer história levantando um troféu inédito na sua história, em pleno Morumbi.

continua após a publicidade

Na partida de ida, disputada na semana passada em La Bombonera, as duas equipes empataram sem gols. Com isso, quem vencer o jogo será campeão. Inicialmente, o dono do título também garantiria vaga na fase prévia da Taça Libertadores do ano que vem, entretanto, os dois times já se garantiram, o São Paulo pelo quarto lugar no Brasileirão, e o Tigre por ser o melhor argentino na Sul-Americana.

Além do atrativo natural de uma final de campeonato, o duelo de amanhã ainda marca a despedida do meia-atacante Lucas, que fará sua última partida pelo São Paulo antes de se apresentar ao Paris Saint-Germain, clube que adquiriu seu passe por 43 milhões de euros.

A principal novidade ‘tricolor’ para a partida é a escalação do centroavante Willian José, que jogará no lugar de Luís Fabiano, expulso na partida de ida em Buenos Aires. No jogo da última quarta-feira, inclusive, houve muita reclamação dos jogadores da equipe paulista quanto a violência dos rivais.

continua após a publicidade

Fora Luís Fabiano, o time que Ney Franco colocará em campo é o mesmo que vem jogando nas últimas partidas, com o zagueiro Paulo Miranda atuando na lateral direita, e uma trinca de meias ofensivos formada por Jadson, Lucas e Osvaldo, para municiar Willian José.

No Tigre, a estratégia da equipe deve ser muito parecida com a da partida de ida. A intenção do técnico Néstor Gorosito é que sua equipe tenha mais posse de bola do meio-campo para frente, mantendo a formação, com duas linhas de quatro, um enganche (expressão usada na Argentina para denominar o meia armador) e um atacante.

continua após a publicidade

No Tigre, a dúvida é quanto ao substituto do zagueiro Alejandro Donatti, também expulso no jogo de ida. Quem deve aparecer é o jovem Erik Godoy, de apenas 19 anos, surpresa na lista de relacionados por Gorosito para a partida, já que o atleta só fez três partidas neste ano. O garoto desbancou, inclusive Javier Malagueño, ex-Málaga, que era a opção natural para o setor, e nem relacionado foi.

A principal esperança do Tigre para conquistar seu primeiro título internacional é o atacante Ezequiel Maggiolo, de 35 anos. Revelado no clube, com passagens por LDU de Quito, Estudiantes de La Plata, Atlético Nacional, o jogador voltou para o clube em 2011.

Nesta temporada, o ‘Matador de Victoria’, em menção ao bairro de origem do Tigre, não vive momento expressivo, tendo feito apenas um gol no Inicial do Argentino. Na Sul-Americana ele fez mais um gol, nas oitavas de final, contra o Deportivo Quito, ainda assim, é um dos principais nomes do time, ao lado do meia ofensivo Rubén Botta.

Prováveis escalações:.

São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson e Wellington, Jadson e Lucas; Osvaldo e Willian José. Técnico Ney Franco.

Tigre: Damián Albil; Norberto Paparatto, Mariano Echeverría, Erik Godoy e Lucas Orban; Martín Galmarini, Gastón Díaz, Diego Ferreira, Ramiro Leone e Rubén Botta; Ezequiel Maggiolo. Técnico: Néstor Gorosito.

Árbitro: Enrique Osses (Chile), auxiliado pelos compatriotas Francisco Mondria e Carlos Astroza.

Estádio: Morumbi, em São Paulo.