O lateral-esquerdo argentino Clemente Rodríguez será apresentado oficialmente como reforço do São Paulo na próxima segunda-feira, quando iniciará os treinos junto com o restante do elenco. O jogador de 31 anos veio do Boca Juniors e já teve a documentação regularizada na CBF.

Clemente Rodríguez tem passagens pelo futebol russo e espanhol, mas seu maior sucesso foi mesmo no Boca Juniors, onde conquistou três títulos da Libertadores (2001, 2003 e 2007). Ele também chegou a defender a seleção argentina na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

O reforço argentino não pôde atuar na última quarta-feira contra o Corinthians, pela primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana, porque cumpria suspensão por ter sido expulso ainda nas quartas de final da Libertadores, no jogo entre Boca Juniors e Newell’s Old Boys.

Ele chega em um momento delicado para a lateral esquerda são-paulina. Titular da posição no ano passado, Cortez foi afastado do elenco e espera propostas para ser negociado. Carleto assumiu a vaga nesta temporada e vinha bem, até romper os ligamentos do joelho direito no começo de junho – passou por uma cirurgia nesta semana e só deve voltar a jogar daqui nove meses.

Com todos esses problemas, o lateral-esquerdo titular passou a ser Juan, que foi recentemente reintegrado ao elenco após passar alguns meses treinando separadamente. A tendência, portanto, é que Clemente Rodríguez seja o dono da posição no restante da temporada – deve usar a camisa de número 6.