São José dos Pinhais na rota das Olimpíadas de 2016

A cidade de São José dos Pinhais teve quatro ginásios aprovados para preparação e aclimatação das delegações que participarão das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Os ginásios Ney Braga II, Colônia Rio Grande, São Marcos e Afonso Pena foram vistoriados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em outubro deste ano e foram considerados aptos para o uso durante a competição.

Critérios como segurança, locomoção e estrutura da cidade foram levados em conta para a escolha dos locais de treinamentos durante a Olimpíada. Todos os centros escolhidos deverão ter disponibilidade de 30 a 40 dias para que as delegações façam suas atividades preparatórias.

A cidade conta ainda com atrativos que podem aumentar as chances de abrigar uma delegação durante a competição olímpica, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena e a boa infraestrutura de São José dos Pinhais. Outra vantagem do município é a criação do Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico, que poderá ser utilizado durante a preparação da Paraolimpíada, também em 2016.

A aprovação dos locais para treinamento durante as Olimpíadas foi comunicada através de oficio do próprio Comitê Rio 2016, organizadora oficial do evento.