Santos é campeão paulista

O Santos é campeão paulista, pela 16ª vez em sua história. O time santista não conquistava o título estadual desde 1984, mas acabou com o jejum neste domingo, ao vencer a Portuguesa por 2 a 0, na Vila Belmiro.

Com a vitória, o Santos chegou aos 43 pontos em 19 jogos disputados. E nem foi afetado pelo jogo do São Paulo, o único que poderia lhe tirar o título. Afinal, o time são-paulino derrotou o Ituano por 2 a 0, em Mogi-Mirim, e terminou o campeonato com 42 pontos.

Depois de contratar o técnico Vanderlei Luxemburgo, o Santos reformulou todo seu elenco no final do ano passado. E o primeiro grande teste foi justamente neste Campeonato Paulista. Comandado por Fábio Costa e Maldonado, o time teve sua principal qualidade na força da defesa. Ao todo, foram 14 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com 33 gols marcados e 19 sofridos.

Além do campeão, a rodada deste domingo, a última do campeonato, definiu quem cai para a segunda divisão. O lanterna Mogi Mirim já estava rebaixado. Ao lado dele, foram a própria Lusa, a Portuguesa Santista e o Guarani.

As atenções dos torcedores ficaram divididas neste domingo. Dois times começaram a rodada com chance de ser campeão: o Santos na Vila e o São Paulo em Mogi.

Torcendo por um tropeço santista, o São Paulo começou arrasador. Com 5 minutos de jogo já tinha feito 2 a 0 sobre o Ituano: Thiago abriu o placar, de cabeça, e o goleiro Rogério Ceni ampliou, batendo falta.

Apesar da pressão do São Paulo, que vencia seu jogo, o Santos conseguiu tranqüilidade ao marcar seu primeiro gol sobre a Lusa. Ele saiu aos 23 minutos, com Cléber Santana de cabeça. Logo depois, aos 28, Leonardo marcou contra, aumentando a vantagem santista.

Com os resultados do primeiro tempo, a segunda etapa tanto na Vila quanto em Mogi não teve grandes emoções. A vitória santista desanimou o São Paulo, enquanto o Santos tratou de administrar a vantagem, só esperando a hora de comemorar o título paulista.

No final do jogo em Mogi, alguns torcedores são-paulinos invadiram o campo e, em busca de uma recordação, tiraram toda a roupa do atacante Thiago – ele foi para o vestiário só de cueca. Mas a festa mesmo foi na Vila Belmiro, onde a torcida do Santos gritou: "É campeão!"

Voltar ao topo