Santo André atropela o Flamengo e é campeão

Rio – O azarão chegou ao título. Tido como a zebra da Copa do Brasil deste ano, o Santo André repetiu o feito do Criciúma, em 1991, e se tornou o segundo clube da história a conquistar a competição estando na segunda divisão nacional. O time ignorou os cerca de 70 mil torcedores do Flamengo que lotaram o Maracanã e venceu por 2 a 0, gols de Sandro gaúcho e Elvis, calando o maior estádio do mundo.

Com 30 anos de existência, essa foi a primeira competição nacional que o clube do interior paulista conquistou. Antes disso, o Ramalhão tinha vencido apenas dois campeonatos paulistas da segunda divisão [1975 e 1981] e a Copa Estado de São Paulo, em 2003, que o credenciou a disputar a Copa do Brasil deste ano. A taça também foi a coroação do trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Jairo livólis, há 12 anos na presidência do clube e considerado principal responsável pelo bom momento que atravessa o clube.

Além do dirigente, premiou a competência do treinador Péricles Chamusca, que pela segunda vez na carreira levou uma equipe de menor tradição a final do torneio. Em 2002, dirigindo o Brasiliense, perdeu a decisão diante do Corinthians. Mas, agora, seu time esteve perfeito taticamente e deu uma aula de futebol em cima do Flamengo.

Agora, os paulistas voltam suas atenções para a disputa da Série B, competição na qual perderam 12 pontos por escalar dois jogadores irregulares nas duas primeiras rodadas e ocupam a penúltima colocação. Já o Flamengo continua no seu calvário de 12 anos sem conquistar um título nacional. O último foi em 1992, quando derrotou o Botafogo na final do Brasileiro.

Além da perda do título, a torcida terá que se conformar com a cada vez mais certa saída do meia Felipe, principal jogador do time. O atleta está praticamente negociado com o Olympique, da França, e pode ter feito sua despedida com a camisa rubro-negra.

O clube corre agora para tentar sair da incômoda zona do rebaixamento no campeonato Brasileiro. O Fla está na penúltima posição, com apenas nove pontos e enfrenta o Paysandu na próxima rodada, neste domingo, em Volta Redonda.

Voltar ao topo