Santa Cruz quer vaga no Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu incluir o Caxias do Sul na Série A do Campeonato Brasileiro, deixando fora o Figueirense. Acatou assim despacho da 1ª Câmara Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Os dois clubes disputam na Justiça o direito de disputar a principal competição do País, depois de confusão no jogo entre ambos, na rodada final da Série B de 2001. 

O Brasileiro vai começar dia 10 de agosto e teve nesta terça-feira sua tabela alterada, por causa da inclusão do Caxias. O presidente em exercício da CBF, José Sebastião Bastos, disse que a entidade deve recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a decisão favorável ao Caxias. ?O campeonato terá 26 clubes, disso a CBF não abre mão?, afirmou.

A briga na Justiça por uma vaga no Brasileiro chegou quarta-feira a Pernambuco. A prefeitura de Belo Jardim, no interior do Estado, entrou com ação pública na 2ª Vara Cível do Fórum da cidade, solicitando a presença do Santa Cruz na Série A do Brasileiro. A liminar foi aceita pela juíza Maryjara Arruda, o que obriga a CBF a incluir o Santa Cruz na competição. ?Até agora (nesta terça-feira à noite), a CBF não recebeu nada da Justiça de Pernambuco; não posso falar portanto sobre esse caso?, disse Bastos, ao deixar o prédio da confederação.

O presidente da federação de Futebol de Pernambuco, Carlos Alberto Oliveira, esteve na CBF e disse que vai apoiar a luta do Santa Cruz, embora não concorde ?com o método?. A alegação dos ?laranjas? do clube de Recife é a de que ele teria de ter os mesmos direitos do Fluminense, que também foi rebaixado em 1999 para a Série B, mas conseguiu voltar à elite por decisão da CBF.

Voltar ao topo