Santa Cruz do Sul inaugura autódromo

Santa Cruz do Sul (AE) – O 13.º autódromo do Brasil vai ser inaugurado hoje, em Santa Cruz do Sul (RS), com duas corridas, uma da Copa Clio e outra da F-Renault. A pista, de 3.530m, uma reta principal de 752m e 14 curvas, oito delas para a direita e subidas e descidas, tem características para se tornar uma das mais seletivas do País. ?O traçado é bem legal, lembra um pouco a pista de Londrina?, definiu o paulista Paulo Salustiano, vice-líder da F-Renault com 70 pontos, ante 94 do líder Felipe Lapenna.

No entanto, a comparação com o circuito do interior do Paraná é apenas por conta das descidas e subidas. Enquanto Londrina é uma pista travada, difícil de ultrapassar, Santa Cruz é de média para alta velocidade e oferece alguns pontos de ultrapassagem. No final da reta os carros da F-Renault chegaram a atingir 240 km/h e a média da pista sexta-feira, no treino livre, foi de 160 km/h.

O circuito custou R$ 15 milhões, dinheiro investido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, cidade a cerca de 150 km de Porto Alegre.

Com a nova pista, o Rio Grande do Sul empata com o Paraná em número de autódromos, três (os outros são Guaporé e Tarumã). Os paranaenses têm os circuitos de Curitiba, Londrina e Cascavel. A corrida da F-Clio hoje tem largada prevista para as 11h e transmissão pela TV Record. A F-Renault começa às 13h, mas a TV Bandeirantes mostra a prova a partir das 14h.

Voltar ao topo