Chegou ao fim ontem a temporada do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas e o título geral feminino ficou com Ana Marcela Cunha, vice-campeã mundial nos 10km. A nadadora do Sesi fechou o ano vencendo também a nona etapa do circuito, os 5km da Inema, na Bahia. No masculino o título geral ficou com Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre.

Assim como havia sido na quinta-feira, na prova de 10km, que foi válida como oitava etapa do Circuito, Allan do Carmo venceu na batida de mão. Mas o baiano só participou de quatro provas na temporada e viu Samuel de Bona, bronze no Mundial de Barcelona, ficar com o título brasileiro. Das sete etapas das quais participou, venceu em três e foi vice em outras três.

“Achei este ano importante especialmente pelo crescimento do masculino nas maratonas. Chegou a vez deles também conquistarem títulos importantes. Hoje tanto no feminino quanto no masculino não é possível afirmar com certeza quem estará nos Jogos Olímpicos em 2016 e isso comprova o crescimento da modalidade. Acho que estão todos de parabéns”, comentou Ana Marcela Cunha.

Ela foi a oito etapas do Circuito Brasileiro e venceu sete vezes. Só perdeu em Porto Belo, na única prova em que Poliana Okimoto competiu. Ana Marcela fecha a temporada nadando o Open de Natação, no Rio Grande do Sul, entre 18 e 21 de dezembro.