O Rio de Janeiro já tem pronta sua primeira arena olímpica para os Jogos de 2016, segundo autoridades. Durante a reinauguração do Sambódromo, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, exaltou o local que vai receber a chegada da Maratona e a competição de Tiro com Arco. Antes disso, no entanto, vai sediar mais quatro edições do desfile das escolas de samba.

continua após a publicidade

“Além da possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido, a escolha do Sambódromo como local de competição da maratona e do tiro com arco oferece ao Rio de Janeiro um palco renovado e ampliado para uma de suas maiores festas populares”, disse Nuzman, que acompanhou a realização de uma corrida de 5,5 km na qual atletas eram convidados a participar fantasiados, em homenagem ao Carnaval.

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi outro a citar o Sambódromo como local de competições. As obras tiveram participação de 600 operários, que promoveram a reforma do museu local e da praça da apoteose, além da pintura e recuperação e da instalação de novos camarotes, maiores e com varandas panorâmicas.

“O grande momento que o Rio viverá em 2016 vai consagrar este lugar que é a marca do Rio de Janeiro”, disse Paes. Para fazer a ligação do palco do desfile das escolas de samba com a Olimpíada, o organização chamou para a prova o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que em Atenas 2004 conquistou a medalha de bronze.

continua após a publicidade

“Com certeza essas arquibancadas estarão completas para a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, o que será uma motivação e um incentivo a mais para os atletas, tornando esse um momento muito especial. Não vou estar competindo em 2016, mas hoje tive uma ideia de como será a prova, a que certamente vou assistir”, afirmou Vanderlei.