Em jogo encerrado na madrugada desta terça-feira, a russa Dinara Safina superou o favoritismo da australiana Samantha Stosur, quarta colocada do ranking mundial, ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4, e avançar às oitavas de final do Torneio de Indian Wells, nos Estados Unidos.

Quarta cabeça de chave da competição norte-americana e tenista número 4 do mundo, Stosur era uma das principais favoritas ao título e não perdia de Safina desde 2007, quando a russa venceu no Torneio de Gold Coast. No último confronto entre as duas, a australiana levou a melhor em Miami, em 2009, quando ganhou fácil por 2 sets a 0.

No retrospecto geral do duelo, porém, Safina, ex-número 1 do mundo e atual 108.ª no geral, acumulou sua quarta vitória em cinco confrontos com Stosur.

Com o triunfo diante da australiana, a tenista da Rússia irá encarar nas oitavas de final a sua compatriota Maria Sharapova, que na segunda-feira aplicou duplo 6/2 sobre a francesa Aravane Rezai. Será o primeiro duelo entre as duas desde que se cruzaram na edição de 2008 de Ronald Garros.

A vitória desta terça foi marcante para Safina, já que acabou sendo a sua primeira em 14 meses sobre uma tenista que ocupa um lugar no top 20, sendo que ela não obtinha três triunfos seguidos em um mesmo torneio desde a edição do ano passado do Aberto da Austrália.

Em outros dois jogos encerrados na última madrugada em Indian Wells, a russa Nadia Petrova venceu a norte-americana Christina Mc Hale por 2 sets a 1, com 3/6, 6/4 e 6/2, enquanto a chinesa Shuai Peng bateu a checa Lucie Hradecka por 2 a 1, com 6/3, 4/6 e 7/5. Com isso, Petrova e Peng irão se enfrentar nas oitavas de final.

MASCULINO – Se no torneio feminino de Indian Wells Safina surpreendeu Stosur, no masculino outros favoritos foram eliminados em jogos encerrados no final da noite de segunda e no início da madrugada desta terça. Um deles foi o espanhol Fernando Verdasco, nono cabeça de chave e nono colocado do ranking mundial, que foi derrotado pelo local Sam Querrey por 2 sets a 0, com 7/5 e 6/4.

Com o resultado, o norte-americano avançou às oitavas de final e irá encarar outro espanhol: Tommy Robredo, que eliminou Donald Young, dos Estados Unidos, com 6/0 e 6/4.

Outro favorito eliminado na terceira rodada foi o espanhol Nicolas Almagro, 11.º cabeça de chave, que vinha dos títulos na Costa do Sauipe e em Buenos Aires e do vice-campeonato em Acapulco. No piso rápido de Indian Wells, ele acabou superado pelo seu compatriota Albert Montañes por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4.

Classificado para as oitavas de final, Montañes terá pela frente agora o croata Ivo Karlovic, que impôs duplo 6/3 sobre o francês Gilles Simon na terceira rodada.