Sábado, dia de ver Ferreira de amarelo

Os atleticanos poderão matar saudades de um dos principais jogadores do atual elenco hoje. O meia-atacante David Ferreira vai defender a seleção da Colômbia diante da Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. A partida, que será transmitida aqui apenas por canal pago (SporTV2, às 23h10), acontece em Bogotá e pode representar a recuperação da equipe na competição. A seleção colombiana ocupa a 7.ª posição, com apenas 2 pontos, obtidos nos empates, sem gols, contra Brasil e Bolívia.

Nos dois jogos pelas eliminatórias, Ferreira entrou como titular da seleção, mas não rendeu tanto quanto no Furacão e foi substituído. Para esta partida, ele espera ganhar mais uma chance do técnico Jorge Luis Pinto e iniciar jogando no meio-campo, pois disputa vaga com Aldo Ramírez.

Na seleção, Ferreira é responsável pela criação de jogadas e como a equipe ainda não venceu e necessita dos 3 pontos em casa para não se distanciar dos primeiros colocados, o ?Baixinho? corre o risco de ir para a reserva. ?Temos que conseguir dois bons resultados para que isso nos dê uma tranqüilidade na classificação. Precisamos fazer o melhor e conseguir uma vitória (contra a Venezuela)?, revelou o atacante, quando embarcou para seu país.

O próximo desafio da Colômbia é contra a Argentina, na terça-feira.

Ausência

Ferreira desfalca o Atlético pela segunda vez neste ano devido a convocações da Colômbia. A primeira ausência aconteceu em outubro, quando o jogador enfrentou o Brasil e a Bolívia. Durante o período de seleção, o meia-atacante deixou de atuar pelo Rubro-Negro somente contra o Juventude (dia 12/10), em Caxias do Sul. Na ocasião, o Atlético não passou de um empate sem gols.

Nesta segunda convocação, a permanência de Ferreira no selecionado não interferirá na campanha atleticana, pois o próximo jogo do Furacão será no próximo dia 25 (contra o Flamengo) e a previsão de retorno dele é para o dia 21.

Rendimento

O aumento de produtividade de Ferreira em campo se deve muito à chegada de Ney Franco, em agosto. O treinador adiantou o posicionamento do colombiano, que passou a jogar no ataque. Assim, Ferreira desequilibrou jogos a favor do Furacão com sua velocidade, dribles e assistências perfeitas. Também se reencontrou com o gol na partida contra o Vasco (dia 7/10), acabando com um jejum de quase seis meses sem marcar. Depois do Vasco, balançou as redes adversárias por mais três vezes seguidas, contra América (Arena), Cruzeiro (Mineirão) e Grêmio (Arena).

As boas apresentações na reta final do Brasileirão despertaram a atenção de clubes, que passaram a assediar o jogador. O Fluminense é um deles. A expectativa do torcedor rubro-negro é pela permanência do atleta, que tem contrato até o final de 2008.

Mais um

Outro jogador colombiano que poderá ser visto nesta partida é o ex-atleticano Dayro Moreno. O atacante, que marcou apenas um gol no Furacão e rescindiu contrato na metade deste ano, foi convocado pelo técnico Jorge Luis Pinto e ficará na reserva. Os atacantes titulares são: Radamel Falcao (River Plate/Argentina) e Wason Rentería (Estrasburgo/França). Atualmente Dayro joga no Once Caldas (Colômbia) e é artilheiro do campeonato nacional.

Voltar ao topo