A russa Yuliya Efimova quebrou neste sábado o recorde mundial dos 50 metros peito durante as eliminatórias da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Barcelona. Ela completou a distância em 29s78, 0s02 mais rápida do que a marca anterior, da norte-americana Jessica Hardy, com 29s80, registrado em agosto de 2009.

continua após a publicidade

“Eu ainda não entendo”, disse a russa, após quebrar o recorde mundial. “Ontem eu

estava pronta para um recorde mundial (na prova dos 200 metros peit)o. Mas hoje, eu não dormi metade da noite e estou tão cansada. Eu não fiz o aquecimento, estou sonolenta e quebrei o recorde. É uma loucura”.

Efimova já conquistou duas medalhas neste Mundial. A russa foi campeã da prova dos 200 metros peito e faturou a prata dos 100 metros peito. E agora registrou um recorde numa prova que não é a sua principal preocupação. “Eu sempre gosto de nadar os 200, mas na verdade eu sou uma velocista e para mim é como se fosse o meu aniversário. É como as minhas férias, é sempre divertido”, disse.

continua após a publicidade

Nas eliminatórias, Efimova superou Hardy, a ex-recordista dos 50 metros peito, que registrou a segunda melhor marca, com 29s99, seguida pela lituana Rute Meylutite, com 30s07. Já a brasileira Beatriz Travalon foi eliminada ao ficar apenas na 20ª posição, com 31s59.

“Gostei do meu tempo, bem parecido com o meu melhor, 31s30, fiquei feliz. Aprendi muito aqui, cada caída na água, assistir as provas, cada segundo que passo aqui, eu aprendo um pouquinho. Acabei de ver um recorde mundial e acho muito legal isto. As três provas de peito teve recorde mundial. Espero que um dia, eu bata um recorde destes”, disse Beatriz.

continua após a publicidade

Antes de Efimova, outros três recordes mundiais haviam sido quebrados em Barcelona. Meylutite estabeleceu uma nova marca nos 100 metros peito nas semifinais do Mundial, antes de conquistar a medalha de ouro. A dinamarquesa Rikke Moller Pedersen bateu o recorde dos 200 metros peito nas semifinais, mas ficou apenas com a prata, superada por Efimova. Já a norte-americana Katie Ledecky registrou o novo recorde mundial dos 1.500 metros livre ao faturar a medalha de ouro da prova.