#Atletiba

Rotina se repete e Atlético e Coritiba fazem a final do Paranaense

Neste ano, foram dois clássicos no Couto Pereira, com uma vitória de cada lado. Agora, chegou a hora da decisão na Baixada. Foto: Marcelo Andrade

Atletiba na final do Paranaense 2017 é na Tribuna

A edição de 2018 do Campeonato Paranaense será decidida em um clássico Atletiba. Os dois principais clubes do Estado vão fazer a finalíssima da competição pela 18ª vez. Enquanto o Atlético, com seu time de aspirantes, tenta recuperar a hegemonia do futebol paranaense, o Coritiba, campeão do ano passado, vai buscar o bicampeonato diante do seu maior rival.

A dupla Atletiba, no entanto, chega em momentos diferentes para a final do Campeonato Paranaense. O Atlético, invicto ainda na temporada de 2018, mesmo jogando com seu time alternativo, vem fazendo uma grande campanha no Estadual. Vem também de boas atuações contra Maringá e Londrina, dentro de casa, nas fases decisivas da Taça Caio Júnior e que dão mais motivação ao time atleticano para os clássicos contra o Coxa.

Já o Coritiba, campeão do primeiro turno, chega para a decisão do Campeonato Paranaense em baixa. Chega, sobretudo, buscando reencontrar o bom futebol apresentado em alguns jogos do Estadual deste ano. O Verdão vai pressionado para a decisão contra o Furacão, já que conseguiu apenas um ponto nos cinco jogos que fez no segundo turno, além de ter sido eliminado recentemente da Copa do Brasil pelo Goiás.

No clássico Atletiba realizado neste ano, o Atlético levou a melhor. Ainda pela Taça Dionísio Filho do Campeonato Paranaense, o Furacão, jogando no Couto Pereira, venceu o Coxa por 1×0 com gol marcado pelo atacante Éderson, já no segundo tempo do duelo.

Agora, a história é outra. Agora é decisão. Serão dois jogos para que o campeão paranaense seja definido. O Atlético, além de estar em um melhor momento, também terá a vantagem de decidir o título dentro de casa. O duelo de ida acontece neste domingo de Páscoa (1), às 16h, no Couto Pereira. A partida de volta acontece no domingo seguinte (8), na Arena da Baixada.

Histórico

Atlético e Coritiba já decidiram nada menos do que 17 edições do Campeonato Paranaense. O equilíbrio, como tudo que envolve o maior clássico do futebol estadual, também prevalece nas finais do torneio. O time coxa-branca levou a melhor em nove oportunidades, enquanto o Furacão conseguiu oito títulos sobre o seu maior rival.

IMPERDÍVEL: Quinta-feira é o último dia da exposição “Apaixonados por Futebol”

Nos dois últimos anos, o Campeonato Paranaense foi decidido em clássicos entre Atlético e Coritiba. Em 2016, o Furacão goleou o Coxa por 3×0, na Arena, e venceu o rival por 2×0, no Couto Pereira, e confirmou o título estadual. Já no ano passado, o Verdão consagrou-se campeão em grande estilo. Goleou o Rubro-Negro por 3×0, no Joaquim Américo, e garantiu o caneco ao empatar sem gols no Alto da Glória.