Rooney pode perder vaga de titular na Inglaterra

O atacante Wayne Rooney pode não participar do amistoso da Inglaterra contra a seleção espanhola no próximo mês e corre risco de perder a condição de titular para a disputa da Eurocopa de 2012 após ser expulso em partida contra Montenegro. Na última sexta-feira, o jogador do Manchester United recebeu o cartão vermelho aos 29 minutos do segundo tempo ao chutar Miodrag Dzudovic depois de perder a posse de bola em duelo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa.

Rooney será suspenso por ao menos um jogo do torneio do próximo ano e o técnico Fabio Capello não deu nenhuma garantia de que o atacante irá retornar à equipe após cumprir a punição. A Inglaterra vai encarar a Espanha em amistoso marcado para o Estádio de Wembley em novembro e enfrentará a Holanda em fevereiro de 2012.

“Rooney não vai jogar contra a Espanha. Eu quero testar novos jogadores, um novo estilo”, disse Capello. “Às vezes, ele entrará após o intervalo (nos amistosos). Mas não desde o início. Ele não será titular. Nós temos a necessidade de preparar os titulares que vão começar na Eurocopa. Eu tenho um monte de atacantes, neste momento, atacantes muito bons, e eu preciso encontrar a melhor solução”.

Capello ressaltou não ter qualquer problema em deixar Rooney no banco de reservas da Inglaterra. “Na minha vida como técnico, pus no banco vários jogadores. Eu sempre decidi quem era o melhor jogador naquele momento”, disse o treinador, ressaltando a necessidade de buscar alternativas nos próximos amistosos.

Rooney é considerado um dos melhores jogadores do mundo, mas Capello admitiu a chance de relegá-lo ao banco de reservas, caso o ataque funcione nos próximos jogos. “Eu preciso encontrar a solução para o primeiro jogo, ou dois jogos que Rooney não vai jogar (na Eurocopa)”, disse o treinador, cuja equipe se classificou para o torneio continental com o empate por 2 a 2 com Montenegro. “E se encontramos essa solução, ele precisa trabalhar para voltar ao time titular”, afirmou. “Você me conhece. Às vezes cometo erros, mas eu tento escolher os melhores jogadores, no melhor momento”.

Darren Bent começou como titular do ataque ao lado de Rooney na sexta-feira, marcando um gol. Outras opções de Capello são Danny Welbeck, do Manchester United, Andy Carroll, do Liverpool, e Bobby Zamora, do Fulham. O treinador também tem observado Jermain Defoe, do Tottenham, e Daniel Sturridge, do Chelsea, que se destacaram nas rodadas iniciais do Campeonato Inglês, mas não foram chamados para o duelo com Montenegro.

Rooney será julgado na quinta-feira pela comissão disciplinar da Uefa e poderá ser suspenso por até três partidas por “conduta violenta”. Nesse caso, ficaria fora de todos os jogos da Inglaterra na fase de grupos da Eurocopa de 2012, que será realizada na Polônia e Ucrânia.

Voltar ao topo