Romário faz a diferença e Coritiba perde para o Flu

Tanto se fez que o castigo veio. O Coritiba conseguiu perder para o fraco Fluminense de virada por 3×2, ontem, no Maracanã.

Além de reabilitar o time carioca, que foge da zona de rebaixamento, o Coxa reabilitou Romário, que fez dois gols e foi o herói da partida. Com a derrota, o Alviverde pára nos 68 pontos e entra na reta final do campeonato brasileiro com a vaga para a Libertadores bastante ameaçada.

No primeiro lance de perigo da partida, Fernando derrubou Marcelo na área. Aos 12 minutos, Romário cobrou com displicência e Fernando defendeu. Mas, no rebote, o Baixinho usou sua “marra” para desviar e marcar o primeiro.

Superior tecnicamente, o Cori assumiu o controle tático da partida após sofrer o gol. Só que o problema visto na quarta se repetia: por mais que dominasse, o time não criava muitas oportunidades de gol. Aos 26 minutos, em boa jogada tramada pelo meio, Lima recebeu livre mas burilou demais o lance e desperdiçou a melhor jogada coxa no primeiro tempo. E aos 42 Marcão colocou a mão na bola na grande área – pênalti que Marcel converteu, igualando a partida.

O Coritiba percebeu que tinha condições de vencer na volta do intervalo. Desde os primeiros instantes o domínio foi alviverde. As jogadas eram prioritariamente pela direita, aproveitando a boa fase de Maurinho. E, aos nove minutos, o lateral coxa foi seguro por Jadílson, que foi expulso. Na jogada seguinte, Souza quase marcou o segundo ao cabecear com força – Kléber salvou o Fluminense.

O goleiro tricolor fez ótima intervenção aos 14, quando Souza colocou na cabeça de Marcel. Apoiado pelos torcedores, o Flu chegou aos 19, com Marcelo exigindo boa defesa de Fernando. Instantes depois, o mesmo Marcelo perdeu chance incrível, chutando em cima do goleiro coxa. Só que era claro o descontrole tático e o declínio físico dos cariocas. Aos 25, Souza chutou forte, Kléber defendeu e Lima perdeu a chance no rebote.

Na jogada seguinte, o meia não perdeu. Aos 26, Souza tocou para Marcel, que deixou Lima à frente de Kléber -o toque foi preciso, e o Coxa virou o jogo. Era impressionante o controle tático, decorrência da sobra física alviverde e da falta de qualidade tricolor. As chances se sucediam, só que todas foram desperdiçadas. E o preço do descaso do Cori aconteceu aos 43 minutos: Odvan tentou tirar a bola e chutou em cima de Alex Oliveira, e a bola entrou mansamente no gol. Para fechar, aos 47, Romário chutou da linha de fundo e Fernando aceitou. Para quem quer chegar à Libertadores, foi uma prova clara de incompetência.

O Coritiba aproveitará a parada do campeonato brasileiro para fazer nova inter-temporada. Desta vez, o elenco seguirá para Foz do Iguaçu, onde deve ficar uma semana. Adriano e Marcel não participarão desse período de treinos – o lateral se apresenta amanhã à seleção sub-20 que participará do Mundial da categoria, nos Emirados Árabes, e fica fora do final do Brasileiro; o centroavante também vai a Granja Comary, mas para treinar com a seleção olímpica, que faz amistosos contra Corinthians e Santos.

Campeonato Brasileiro
Fluminense 3×2 Coritiba

Fluminense: Kléber; Júnior César, César, Rodolfo e Jadílson; Marcão, Sidney (Alex Oliveira), Esquerdinha (Tiago) e Carlos Alberto; Marcelo e Romário (Sorato). Técnico: Renato Portaluppi

Coritiba: Fernando; Maurinho, Danilo, Odvan e Lira; Reginaldo Nascimento, Roberto Brum (Willians), Jackson e Souza (Alexandre Fávaro); Lima (Marco Brito) e Marcel. Técnico: Paulo Bonamigo

Súmula
Local:

Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Jamir Carlos Garcez (DF)
Assistentes: Ênio Ferreira de Carvalho (DF) e Rogério Monteiro Oliveira (DF)
Gols: Romário 10 e Marcel 43 do 1º; Lima 26, Alex Oliveira 43 e Romário 47 do 2.o
Cartões amarelos: Jadílson, Romário (FLU); Marcel, Odvan, Maurinho (CFC)
Cartão vermelho: Jadílson
Público e renda: 8.716 pagantes (1.041 não pagantes) R$ 45.980

Voltar ao topo