Roma vence de virada, e adia definição do Italiano

A Roma conquistou uma grande virada neste domingo e evitou o título antecipado da Inter de Milão. Jogando em casa, no Estádio Olímpico, o time da capital venceu o Cagliari por 2 a 1, com dois gols de Totti, e adiou a definição do Campeonato Italiano para a última rodada, no próximo final de semana.

Após faturar a Copa da Itália, justamente sobre a Roma, a Inter esteve perto de assegurar mais um título já neste domingo. Em casa, venceu o Chievo por 4 a 3 e estava com as mãos na taça até os 38 minutos do segundo tempo, quando Totti marcou o gol da virada da Roma sobre o Cagliari. Somente a vitória da equipe da capital adiaria a definição do campeonato.

Apesar da chance perdida neste domingo, a Inter segue como favorita ao título. Soma 49 pontos, dois a mais que a Roma, e garante o título na última rodada mesmo com um empate com o já rebaixado Siena. Para ficar com a taça, a Roma precisará torcer por uma derrota do rival e derrotar o Chievo, que não tem mais pretensões no campeonato.

Neste domingo, a Roma levou um susto no segundo tempo, depois de ficar no 0 a 0 na etapa inicial. Aos 27 minutos, Lazzari abriu o placar para o Cagliari e preocupou a torcida presente no Estádio Olímpico. Precisando a vitória para seguir viva no campeonato, a Roma pressionou e arrancou a virada.

Aos 34, Totti dominou a bola dentro da área e bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro para alívio da torcida. Quatro minutos depois, o árbitro assinalou bola na mão dentro da área do Cagliari. Totti, novamente, converteu o pênalti e salvou a Roma.

Enquanto a Roma tinha dificuldade para vencer, a Inter fazia a sua parte com certa tranquilidade, em Milão. O brasileiro Thiago Motta chegou a deixar os visitantes na frente, ao marcar gol contra aos 12 minutos de jogo.

Mas Mantovani, de pênalti, Cambiasso e Milito trataram de pôr a Inter na dianteira do placar ainda no primeiro tempo. Logo no início da segunda etapa, Balotelli marcou o quarto gol e parecia encaminhar a vitória dos anfitriões. Contudo, o Chievo reagiu no final, com gols de Granoche e Pellisier, e quase complicou a vida da Inter.

Ainda pela penúltima rodada, o Milan foi derrotado pelo Genoa por 1 a 0, fora de casa. O time do técnico Leonardo ocupa a terceira colocação da tabela, com 67 pontos, e já está garantido na próxima Liga dos Campeões.

Com a vaga assegurada na Liga Europa, a Juventus sofreu mais uma derrota na competição. Jogando em casa, perdeu do Parma por 3 a 2, com gols de Del Piero e Iaquinta.

A rodada também definiu o último time a ser rebaixado para a Segunda Divisão do Italiano. A Atalanta sofreu a queda, ao ser derrotada pelo Napoli por 2 a 0, fora de casa. O Siena, que já estava rebaixado, empatou com a Fiorentina. E o Livorno, lanterna isolado da competição, perdeu da Lazio por 2 a 1.

Ainda neste domingo, Udinese e Bari empataram por 3 a 3, enquanto Bologna e Catania ficaram no 1 a 1, mesmo placar de Palermo e Sampdoria, que ainda brigam por vaga na Liga dos Campeões. O último classificado será definido na última rodada.

Voltar ao topo