A Roma tem um novo treinador. Nesta terça-feira, a direção do clube italiano anunciou a contratação do português Paulo Fonseca, que brilhou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para o lugar de Claudio Ranieri, que havia sido contratado como interino na parte final da última temporada. O compromisso do novo comandante será pelos próximos dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais um mediante o cumprimento de metas.

continua após a publicidade

Nascido em Moçambique, antiga colônia portuguesa, Paulo Fonseca teve um ótimo trabalho no Shakhtar Donetsk nas últimas três temporadas. Ele foi campeão de todas as edições do Campeonato Ucraniano e da Copa da Ucrânia. Em Portugal, comandou equipes como Desportivo Aves, Braga, Porto e Paços Ferreira, com quem terminou o Campeonato Português em um histórico terceiro lugar.

continua após a publicidade

O anúncio da contratação de Paulo Fonseca foi feito nesta terça-feira através de um comunicado oficial no site da Roma. “Paulo é um jovem e ambicioso treinador, com experiência internacional, uma mentalidade vencedora e uma característica de futebol arrojado e ofensivo que vai entusiasmar os nossos torcedores. Desde as primeiras conversas que tivemos com ele, deixou bem claro que queria vir para a Roma”, escreveu.

continua após a publicidade

O treinador tem um jeito peculiar de trabalhar e isso foi visto na Ucrânia. Na temporada 2017/2018, ele prometeu conceder uma entrevista coletiva vestido de Zorro caso o Shakhtar Donetsk se classificasse às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa – ficou só atrás do Manchester City e eliminou Napoli e Feyenoord. Ao concretizar o feito, cumpriu a promessa, mas o time foi eliminado para a própria Roma.

“Estou muito feliz por ser o novo treinador da Roma e gostaria de agradecer a todos os dirigentes do clube pela oportunidade que me deram. Estou animado e motivado pelo desafio que temos pela frente e mal posso esperar para me mudar para Roma, conhecer os nossos torcedores e começar a trabalhar. Acho que juntos podemos criar algo especial”, disse Paulo Fonseca.

Para a próxima temporada, o treinador português terá um time sem a presença do capitão Daniele De Rossi, que anunciou a sua saída da Roma depois de 18 anos. A equipe ficou na sexta colocação do Campeonato Italiano e jogará a Liga Europa.