A Divisão de Acesso do Paranaense de 2009 conhecerá hoje o seu novo campeão. De quebra a última rodada da Segundona do Estadual indicará também qual o segundo time a ganhar vaga na Série Ouro, a 1.ª Divisão em 2010. Todos os três jogos acontecem às 20h de hoje.

O Operário, de Ponta Grossa, que já está garantido na elite do próximo ano, vai até Apucarana enfrentar o Roma. O Fantasma, com 18 pontos ganhos, só precisa de um ponto para garantir o título.

Já o Roma, 14 pontos, tem que vencer e torcer por um tropeço do Serrano, de Prudentópolis. O time da terra da linguiça tem 15 pontos, e joga em Londrina, diante da já desclassificada Portuguesa, 10 pontos.

O terceiro jogo, em Foz do Iguaçu, ainda corre o risco de não acontecer. O time da casa Afa/Foz, que não entrou em campo, na última rodada, alega agora que tem jogadores com contratos vencidos e outros atletas contundidos.

Nesse caso o Arapongas, 12 pontos, ganharia por WO e chegaria ao mesmo número de pontos do Serrano. Mas teria que torcer por derrota do time de Prudentópolis e do Roma. O Afa/Foz que será punido pela Federação Paranaense de Futebol, por não ter jogado contra o Roma, tem somente 7 pontos ganhos.

Prêmio extra

Em Ponta Grossa, a animação pela volta do Operário à 1.ª Divisão animou a torcida do Fantasma. Se ganhar o título do Acesso, haverá um bicho extra de R$ 115 mil.