Roberto Fonseca é o novo comandante paranista

O paranaense Roberto Fonseca, 49 anos, é o novo técnico do Paraná Clube. Após muita especulação, uma série de contatos e algumas negativas, o Tricolor fechou com o treinador que mais se enquadrou à realidade do clube.

Somando mais de 15 clubes no currículo – a maioria deles do futebol paulista -, Fonseca é visto como um técnico promissor, apesar de uma carreira marcada por altos e baixos.

Nascido em Mandaguari, Roberto Fonseca terá sua segunda oportunidade num clube paranaense – em 2007, treinou o Londrina, clube que o revelou como jogador.

“Tínhamos uma lista extensa. Mas nunca escondemos que a escolha final seria por aquele profissional que atendesse nossas necessidades, tanto técnicas quanto financeiras”, disse o vice de futebol Paulo César Silva.

Sem partir para uma opção totalmente “inovadora”, como Neguinho ou Gilberto Pereira, o Paraná Clube também se viu impossibilitado de alçar voos mais altos, com Vadão ou Vágner Benazzi.

A solução foi o meio termo: um técnico que possui amplo conhecimento do mercado paulista e, por consequência, do elenco paranista. “Ele chega já sabendo quem é quem no nosso grupo e, além disso, tem vivência na Série B”, ressaltou o presidente Aramis Tissot.

Por ter uma carreira embasada no interior de São Paulo, também conhece profundamente boa parte dos times que disputam a Segundona: dos vinte clubes, sete são paulistas.

“São pontos como esse que pesaram na nossa escolha”, ressaltou Tissot. “Muitos vão dizer que é nova aposta. Quando você contrata um técnico, ainda mais no meio de uma competição, será sempre uma aposta. Os resultados é que dirão se fomos felizes na escolha”, completou Paulo César Silva.

A decisão por trazer Roberto Fonseca foi amadurecida durante quase dois dias. Nesse período, o Paraná – através de Tissot, Paulo César Silva e Guto de Mello – fez uma série de contatos.

“Recebemos inúmeros telefonemas, muitas indicações. Contatos foram feitos, mas alguns foram descartados logo de cara”, lembrou Paulo César. “Estamos trazendo um técnico já maduro e com condições de fazer os ajustes necessários no nosso time”, completou o dirigente.

Internamente, muitos criticavam as raras variações táticas executadas por Ricardo Pinto ao longo do Estadual e nas três primeiras rodadas da Série B. Roberto Fonseca será apresentado oficialmente hoje pela manhã e à tarde já comandará o primeiro treinamento.