Robert diz que treino serve para adaptação.

São Paulo – O heptacampeão mundial Robert Scheidt está na reta final de sua preparação para a Olimpíada de Atenas. Ontem, sétimo dia de treinamentos consecutivos na raia dos Jogos, o iatista ficou na água das 13h às 16h30 locais (7h às 10h30 de Brasília) velejando ao lado dos principais adversários na briga pelo pódio olímpico. Também ontem, a Federação Internacional de Vela (ISAF) divulgou o último ranking da classe Laser antes da Olimpíada, e Scheidt recuperou a liderança graças ao tricampeonato da Semana de Kiel, na Alemanha, em junho.

Entre outros, estão treinando no Centro de Vela de Agios Kosmas o australiano Michael Blackburn, vice-líder do ranking, o inglês Paul Goodison, terceiro, o sueco Karl Suneson, quinto, e o português Gustavo Lima, campeão mundial em 2003 e nono na lista.

Robert, que acumula 5.239 pontos no ranking, contra 5.162 de Blackburn.

Scheidt disputa a partir de amanhã o campeonato grego, em Pireus. Para mais esse desafio, um adversário extra de Robert é o acerto do barco, que teve a base e o topo do mastro trocados.

Durante os últimos sete dias, a rotina de Robert foi analisar os adversários e se preparar psicologicamente para a terceira Olimpíada da carreira. “A maior importância desse treino foi eu estar tranqüilo comigo mesmo”, contou.

Também ontem, a ISAF divulgou a lista provisória de inscritos da classe Laser em Atenas. Serão 44 velejadores, um por país, disputando 11 regatas entre 15 e 22 de agosto. Apenas um descarte será permitido. A Laser é a classe com maior número de competidores entre as 11 classes olímpicas. Entre os 44 iatistas estão 20 que já participaram de uma edição dos Jogos, conquistando quatro medalhas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade