Ricardo Teixeira diz que Copa 2014 terá 12 sedes

Desde 1989 no comando da CBF, o presidente Ricardo Teixeira também coordena o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014. Em entrevista realizada após sessão com deputados federais, respondendo perguntas de jornais credenciados de todo o Brasil, entre eles o Paraná Online, o dirigente falou sobre as preocupações referentes aos atrasos nos cronogramas de obras, estádios e demais preparativos para o torneio. Confira:

O que preocupa mais o presidente do COL: o atraso nas obras nos estádios ou na infraestrutura das sedes (aeroportos, comunicações, e viabilidade urbana)?

Desde o início deste processo venho dizendo que nossa primeira preocupação é aeroporto, nossa segunda preocupação é aeroporto e nossa terceira preocupação é aeroporto.

Mas a presidente Dilma também vem mostrando esta preocupação e tem sinalizado positivamente de que os problemas serão resolvidos. Quanto aos estádios, quase todos estão dentro do cronograma.

No caso de Curitiba, apesar de a Arena estar com quase 50% das obras prontas, também há atraso. Existe a possibilidade de alguma sede ficar fora e o COL passar a organizar a Copa com dez cidades?

Não discutimos sobre hipóteses. No momento, posso lhe dizer que não existe esta possibilidade. A Copa do Mundo de 2014 tem 12 sedes. O resto é conversa. Sobre a Arena, trata-se de uma das obras menos complexas da Copa do Mundo e ainda não nos preocupa, visto que o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci nos deram todas as garantias de que o processo será concluído.

Quando haverá a decisão sobre o estádio da abertura do Mundial? A indefinição sobre um evento desse porte não pode atrasar o planejamento das cidades-sede?

A definição deverá acontecer em outubro, segundo a Fifa. Quanto ao planejamento, posso lhe dizer que a África do Sul definiu a abertura e a final da Copa de 2010 apenas em novembro de 2007. Ou seja, o correspondente a novembro de 2011 em nosso calendário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna