O anúncio oficial da inclusão da Copa Sul-Minas-Rio no calendário do futebol brasileiro já em 2016 pode acontecer hoje de manhã, em mais uma reunião entre os clubes agendada para a Arena da Baixada. Durante a reunião, deverá ser divulgado qual foi o posicionamento oficial da CBF, que na reunião realizada na quinta-feira passada, na sede da entidade, com o presidente Marco Polo Del Nero e sua diretoria, prometeu se posicionar sobre o torneio em dois dias, mas até ontem, nenhum anúncio havia ocorrido. O CEO da liga, Alexandre Kalil, garantiu que o torneio será disputado, independentemente do aval da entidade.

O presidente do Coritiba, Rogério Bacellar, que esteve presente na reunião realizada no Rio, confia na sinalização positiva da CBF. “A CBF pediu simplesmente para analisar a parte jurídica da coisa. O Del Nero, na hora da reunião, já adiantou que estava de acordo”, lembrou Bacellar, que está em Brasília e será representado no encontro pelo vice, Alceni Guerra e pelo executivo Maurício Andrade.

O dirigente acredita que a realização da Copa Sul-Minas-Rio, mesmo com apenas seis datas, revolucionará o clube financeira e tecnicamente, com a disputa de jogos de maior nível técnico do que campeonatos estaduais. “Nós estamos querendo que saia já em 2016. Há um prejuízo no início do ano. Estamos trabalhando no vermelho e, pelo menos no ano que vem, esperamos iniciar o ano no azul”, projetou. “Em campo, será importante, pois já se faz uma amostragem do que teremos no resto do ano, com o elenco que se tem. Será um bom teste para a nossa equipe”, emendou Bacellar.

Além do posicionamento oficial da CBF, outros assuntos também deverão ser tratados. A venda de patrocínios e, principalmente, a venda dos direitos de transmissão.

Na última reunião, semana passada, na sede da CBF, ficou definida a participação dos dois principais clubes dos cinco estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e, nesta primeira edição, apenas seis datas para a realização do torneio. Serão três grupos com quatro equipes cada, passando a próxima fase o melhor de cada chave e o melhor segundo colocado. As semifinais serão disputadas em dois jogos e a final em apenas uma partida.

Assim, com os dez clubes já confirmados, há ainda a dependência da escolha de mais duas equipes para disputar o torneio. Brigam pelas duas vagas o Paraná Clube, o América-MG, o Joinville, a Chapecoense e o Criciúma. A definição das duas vagas restantes podem ser discutidas no encontro de hoje.

Paraná Online no Facebook