A Retrospectiva ABGS 2012, programada para os dias 3 e 4, acontece pela primeira vez no Paraná. É uma forma da entidade agradecer aos Estados do Paraná e Santa Catarina pelo tanto que têm feito pelo golfe sênior brasileiro.

As duas primeiras edições da Retrospectiva ABGS aconteceram em São Paulo. A primeira delas foi em 2007, com torneio no Guarapiranga Golf & Country Club e festa no Hotel Intercontinental, e teve o sorteio de um carro zero quilômetro. A segunda edição foi em 2008, também em São Paulo, com torneio no Clube de Campo de São Paulo e um jantar de gala no São Paulo Golf Club e também com o sorteio de um automóvel, que foi doado pelo ganhador, Vanderlei Micheletto, do Paraná, para as vítimas da enchente em Santa Catarina.

Nos anos seguintes, a ABGS realizou a Retrospectiva no Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Em 2009, a atração foi um show de Jorge Benjor. No ano seguinte, foi a vez de uma apresentação de Toquinho. No ano passado, o MPB4 animou a festa.

Uma das grandes atrações do evento deste ano será o Jantar da Retrospectiva, no dia 4 no salão principal do Graciosa Country Club.

A Retrospectiva terá prosseguimento com um torneio internacional da ABGS em Punta Del Este, no Uruguai, entre os dias 6 e 8. Haverá dois dias de jogo no Cantegrill e jantar de premiação.