Restam 38 vagas para a fase final dos JAPs

Já estão garantidas para a fase final dos 51.º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), de 19 a 27 de setembro, em Cascavel, 152 equipes da Divisão B, classificadas nas sete áreas esportivas do Estado, onde a fase regional foi encerrada sábado. Outras exatas 100 equipes ainda estão brigando por 38 vagas na fase regional, em Palotina, cujo término será no próximo sábado.

O total de 190 vagas (152 já preenchidas e 38 a completar) para a fase final da Divisão B corresponde às modalidades coletivas de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei. A exceção do futebol, só no masculino, as demais são nos dois sexos.

“Começamos a fase regional com 590 equipes nessas modalidades e mais de 7 mil atletas representando 201 municípios”, lembra o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná é disputada apenas pelas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas. As da Divisão A (dez em cada modalidade) vão direto para a fase final, em Cascavel, quando entram também os atletas das modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Por ser sede da fase final, quatro equipes da Divisão B de Cascavel, as de bocha feminino, bolão masculino e futsal masculino e feminino, não participaram da fase regional e se classificaram direto para a final.

Algumas equipes de basquete e bocha feminino também se classificaram automaticamente em determinadas regiões pelo fato de ter havido menos inscrições que o número de vagas disponíveis.

Nas sete regiões encerradas, os jogos foram em oito sedes, pois Guaratuba e Paranaguá dividiram uma delas. Nessas duas cidades se classificaram 22 equipes nas sete modalidades coletivas. Nas outras sedes os classificados em número foram: Andirá (11 equipes), Colorado (24), Iporã (15), Palmas (22), Pinhão (33) e Pitanga (22 equipes).

Alimentação

Como já ocorreu no ano passado, o governo do Estado se responsabiliza pela alimentação de todas as delegações, além da organização da competição e hospedagem dos atletas, árbitros e dirigentes em alojamentos.

O governo do Estado promove também os Jogos Colegiais (já encerrados), Jogos Universitários (encerrados também) e Jogos da Juventude (faltando a fase final, de 29 de agosto a 7 de setembro, em Cianorte). Em todos eles, a alimentação é assegurada sem custos para os municípios.