Requião recebe atletas que competiram no Pan

O governador Roberto Requião recebeu ontem, em Curitiba, 28 dos 40 atletas e dirigentes paranaenses que participaram dos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo, na República Dominicana. Requião prestou uma homenagem a cada esportista com uma medalha e garantiu mais apoio ao esporte no Paraná.

“O governo do Estado vai assegurar a perenidade dos Jogos Colegiais no Paraná”, anunciou Requião. “Vamos garantir na constituição, de forma definitiva, o calendário dos Jogos Estudantis no Paraná para que não aconteça uma paralisação como houve nos últimos cinco anos.”

Durante a solenidade, o governador lembrou também da importância do esporte como fator de uma melhor educação e lembrou da época em que foi estudante do Colégio Estadual do Paraná – local da homenagem aos atletas do Pan – e de quando seu irmão Maurício Requião foi campeão brasileiro de arremesso de martelo.

Entre os homenageados estavam os medalhas de ouro Jair Henrique Alves Júnior, do handebol, e Rogério Romero, da natação. Rogério Romero, de Londrina, destacou a importância do incentivo ao esporte. “O futuro do esporte brasileiro depende da identificação dos atletas, com potencial olímpico, já nas escolas.”

Dayane Camilo da Silva, atleta da ginástica rítmica, começou a treinar no Colégio Estadual e recebeu a medalha de bronze por equipe nos jogos Pan-Amaricanos. “A homenagem foi o reconhecimento pelo esforço em chegar a esses resultados.”

Estímulo

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, disse que os atletas servem como exemplos, tanto para os alunos do colégio, quanto aos participantes da final dos jogos colegiais, competição que começou no último sábado e que tem os torneios de atletismo e xadrez na sede do Colégio Estadual do Paraná. “Essa homenagem é um estímulo ao esporte no Paraná.”

O secretário da Educação, Mauricio Requião, afirmou que a iniciativa de homenagear os atletas partiu do Colégio Estadual do Paraná, que já foi um dos principais celeiros de atletas do Estado. “Os esportistas não lutam somente por medalhas e sim para que o esporte cresça”, analisou.

Depois da homenagem, o governador Roberto Requião visitou as instalações do colégio e deu autógrafos aos alunos. Também estavam presentes o vice-governador Orlando Pessuti; o secretário de Comunicação, Airton Pissetti; o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana; o secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, professores e alunos do Colégio Estadual do Paraná, além de familiares dos atletas homenageados.

Voltar ao topo