Renault confirma Kovalainen e brasileiros

São Paulo – A Renault anunciou ontem a contratação de dois brasileiros como pilotos de testes e confirmou o finlandês Heikki Kovalainen como titular para a temporada 2007 da Fórmula 1. É o início de uma fase de transição da equipe, atual campeã mundial de pilotos e construtores.

Ricardo Zonta, 30 anos, e Nelsinho Piquet, 21, serão os ?test-drivers? no ano que vem. A confirmação de Kovalainen, 24, indica o rumo que a montadora francesa vai tomar na categoria – aposta em jovens pilotos. Fernando Alonso, que lidera o mundial e tem chances de conquistar o bi, já acertou com a McLaren.

Heikki faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault desde 2002. E desde 2004, já cumpriu 28 mil km de testes com carros da equipe. ?Ele está totalmente integrado ao time, e nossa idéia é aliar sua juventude com a experiência de Fisichella?, disse Briatore. ?Estamos construindo nosso futuro.?

Desse futuro faz parte Piquet. ?Ele já demonstrou que merece uma vaga na F1 com suas atuações na GP2?, falou o dirigente italiano, que chefiou seu pai, o tricampeão Nelson Piquet, no início dos anos 90s na Benetton. Zonta, depois de quatro anos como piloto de testes da Toyota, chega para trabalhar no desenvolvimento dos carros da equipe. ?Sua experiência com os pneus Bridgestone será vital?, afirmou Briatore. A partir do ano que vem, todas as equipes usarão os pneus japoneses.

O anúncio de Kovalainen encerra as especulações em torno de uma possível contratação de Kimi Raikkonen para 2007. Agora não há mais dúvidas. O finlandês, hoje na McLaren, será anunciado em Monza como piloto da Ferrari para o ano que vem. Só não se sabe, ainda, se como companheiro de Schumacher ou de Massa.

Voltar ao topo