Renault almeja revolução com novo software

Em 2008, a Renault promete revolucionar a F-1. Além da possibilidade de voltar a competir em alto nível, os engenheiros da equipe francesa estão em processo de finalização de um software que poderá deixar o túnel de vento obsoleto no desenvolvimento aerodinâmico de novos carros.

O programa foi denominado pela sigla CFD, que, na tradução para o português, pode ser definido como "Cálculo de Dinâmica de Fluídos". Esta ferramenta permite conhecer a incidência do fluxo de ar sobre a carroceria do monoposto quando encontra-se em movimento.

Com a nova tecnologia, a Renault pode baratear custos e dar um passo à frente das outras equipes da categoria. "Todos os nossos rivais trabalham em um segundo túnel de vento, mas nós decidimos dedicar nosso esforço e dinheiro para desenvolver o CFD, que pode nos proporcionar grandes resultados pela metade do preço", afirmou Bob Bell, diretor-técnico da escuderia gaulesa.

No momento, o software será utilizado para obter os dados que normalmente seriam conseguidos no túnel de vento. No futuro, o CFD simulará com perfeição as condições de qualquer circuito.

De acordo com a Renault, a última fase do desenvolvimento do R28 será feito com a ajuda do programa. A efetividade do CFD poderá ser comprovada com exatidão na construção do modelo de 2009.

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