Brasil está em Curitiba desde
a última quarta-feira se
preparando para a competição.

Desde ontem, a raia do Parque Náutico do Iguaçu, quase na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais se transformou. Com a chegada das primeiras delegações estrangeiras para a disputa do torneio de Remo dos Jogos Sul-americanos – Brasil 2002, o local se transformou no centro das atenções olímpicas do continente.

Remadores de Brasil, Paraguai, Uruguai, Equador e Peru já estão treinando na raia do Iguaçu. As últimas delegações a chegar foram as equipes da Argentina e do Chile. A partir de agora, é a contagem regressiva para o início do evento, que começa no sábado. Antes porém haverá uma eliminatória da prova do Skiff Peso Leve, disputa que apontará amanhã quais serão os barcos que vão alinhar na rampa de partida para a prova que vale medalha.

“Com os outros países aqui, a motivação para a regata cresce”, argumentou Marcelus Marcilli, remador brasileiro que tentará conquistar o tricampeonato sul-americano nas provas do Double Skiff e do Four Skiff. “Já dá para sentir o clima da competição”, acrescentou Claudiomar Iung, o Formiga, atleta do Quatro Sem. “Agora é a reta final, é mais para ajustar os barcos para a competição”.

Em matéria de ajuste, o Brasil leva vantagem porque foi o primeiro país a chegar a Curitiba, na quarta-feira da semana passada (dia 20.11). Os adversários não terão tanto tempo para conhecer a raia da competição.

“Quanto mais tarde eles chegarem, melhor para nós”, resumiu o gerente técnico do Brasil, Rodney Jr. “Eles não terão muito tempo para lapidar os barcos, para se adaptar ao vento e às mudanças de clima de Curitiba”, explicou.

E bastou o treinador brasileiro falar em mudança de clima para que caísse uma tempestade na manhã desta terça-feira. A chuva forçou a interrupção dos treinamentos no Parque Náutico do Iguaçu. Sem poder continuar na água, a delegação brasileira participou de uma palestra no hotel. E, sem poder perder mais tempo, os atletas de Uruguai, Paraguai, Peru e Equador esperaram a melhora do clima para voltar à raia, rapidamente, no fim da manhã.

continua após a publicidade

continua após a publicidade