Reinicia disputa do título da Stock Car

Brasília – Depois de um mês e meio parados, os pilotos que disputam a Copa Nextel Stock Car voltam a acelerar na décima etapa da temporada. No domingo, a partir das 11h, o Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe a disputa, segunda válida pelo playoff que apontará o campeão de 2008. Mas a movimentação começa hoje, com o início dos treinos livres na capital federal.

Ajustar o carro ao traçado externo do circuito de Brasília e entrar em ritmo de competição após tanto tempo. Esses dois itens serão considerados nos treinos livres, pensando já no treino classificatório de amanhã, quando será definido o grid de largada para as provas de domingo.

Após receber a segunda prova do ano, em maio, Brasília prepara-se agora para uma das etapas do playoff. Na primeira disputa na pista brasiliense, a etapa foi vencida por Ricardo Maurício, líder da competição e que também fez a pole.

Ele segue firme na briga pelo título de 2008, com 245 pontos, a mesma pontuação de Marcos Gomes que ficou em segundo na etapa de maio. Marquinhos, aliás, tem boas recordações de Brasília, uma vez que foi campeão da Stock Light na cidade, em 2006, por antecipação. A terceira colocação é de Thiago Camilo, que soma 232 pontos.

A primeira meta de Alceu Feldmann, único paranaense no playoff da Stock, era chegar à decisão. Com uma receita de regularidade e uma estratégia ousada na Corrida do Milhão, o paranaense atingiu o objetivo.

Agora, ele tenta superar seu melhor resultado numa temporada da categoria: o sexto lugar de 2002. Ao lado dos outros pilotos da Super Final, o paranaense tenta desbancar os favoritos Ricardo Maurício e Marcos Gomes que, juntos, venceram seis das nove etapas deste ano.

Quando disputou o playoff em 2006, Feldmann foi cauteloso, deixando de pontuar apenas em Buenos Aires e terminou a temporada na sétima posição. “Agora tenho que arriscar mais para chegar entre os cinco primeiros nas provas restantes. Só assim chegarei ao tão sonhado Top Five”, destaca o paranaense, que foi punido após a etapa de abertura do playoff, em Curitiba, e caiu para a décima posição na tabela.

O piloto da Boettger quer voltar a andar bem na capital federal, assim como aconteceu na corrida disputada nesta mesma pista em maio. “Fui o terceiro mais rápido no primeiro treino classificatório e vinha entre os dez primeiros na corrida antes da confusão do pit stop, que mudou completamente o resultado”, lembra Alceu, que nesta prova volta a utilizar no carro a mesma configuração da primeira fase. “Os maus resultados das duas últimas etapas nos motivaram a utilizar o acerto antigo de chassi”, adianta.