Zurique – A Copa do Mundo de 2010 vai começar apenas daqui a três anos, mas já tem um recorde: o número de seleções inscritas para a disputa das eliminatórias.

Das 208 federações filiadas à Fifa, 204 apresentaram sua inscrição para a seletiva, segundo anúncio feito ontem pela entidade máxima do futebol. O recorde anterior era da Copa do Mundo de 2002, que teve 199 inscritos, com 193 seleções indo a campo.

Apenas Butão, Brunei, Laos e Filipinas não disputarão as Eliminatórias.

A África do Sul, que já tem participação assegurada como país-sede, está dispensada. A disputa deve bater novos recordes, como o número de participantes que de fato jogarão o torneio e a quantidade de jogos disputados – em 2006, foram 194 seleções em campo e 847 partidas.

As eliminatórias começam em agosto, na Oceania – o torneio de futebol dos Jogos do Pacífico-Sul valerá como preliminar para as eliminatórias, que não contarão mais com a Austrália, agora filiada à Confederação Asiática de Futebol. As seleções da Oceania disputam uma vaga na repescagem contra o quarto colocado da disputa na Ásia. Na América do Sul as eliminatórias também começam ainda este ano, em outubro. Nos demais continentes, as disputas só devem ser iniciadas em 2008.