Rally dos Sertões terá piloto de Curitiba

O paranaense Lincoln Berrocal (equipe C.D.I Competições/Londrina), de 44 anos, embarcou domingo para um dos maiores desafios de sua carreira de piloto: a edição 2003 do Rally dos Sertões, uma das maiores provas off road do mundo em número de participantes. A competição começará na próxima quinta-feira, em Goiânia. Lincoln vai disputar a categoria Motos junto com mais 88 pilotos do Brasil. Ele é o único representante de Curitiba no Rally dos Sertões.

Este ano a corrida bateu recorde de veículos inscritos: são 221 no total disputando as categorias carro (86), moto (88), caminhão (7), quadriciclo (7) e mais 33 na expedition. O recorde anterior era do ano passado, com 214 inscrições. Apesar de não ser um dos favoritos na categoria, Lincoln Berrocal quer conquistar experiência e quem sabe surpreender na prova. “Nunca se sabe. Alguns dos melhores pilotos vão estar na corrida, mas quem disse que eu não posso chegar em primeiro”. Nas Motos, pelo menos cinco competidores estão no topo da lista.

Jean Azevedo tenta o tetracampeonato, título inédito no Sertões em duas rodas. Juca Bala, outro experiente piloto, voltará a disputar a prova depois de ter ficado de fora no ano passado devido a um acidente de trânsito poucos dias antes da largada. Ele corre de olho no terceiro título.

Tiago Fantozzi, campeão em 2001, é sempre um forte candidato devido ao estilo arrojado de pilotagem. A lista de favoritos fica ainda completa com José Hélio e o português Paulo Marques, vice-campeão no ano passado. Lincoln parte para o desafio com uma experiência de quase trinta anos. A paixão por duas rodas foi crescendo com o passar dos anos. Aos 14 anos comprou a primeira moto e nunca mais parou de competir. Em casa, guarda cerca de 400 troféus. “Comecei no asfalto. Fui primeiro lugar em quase todas as modalidades que disputei”, conta ele orgulhoso. Atualmente o piloto é o líder do Campeonato Paranaense de Velocross. Lincoln estréia no Rally dos Sertões com uma Moto KTM – 520cc, a mesma usada por Jean Azevedo, tetracampeão da competição. “Eu corri bem no Terra Brasil e cheguei perto dos líderes. Estou otimista, apesar de não ter experiência no Rally dos Sertões”, diz ele.

Ainda sem patrocínio, o piloto sonha em conseguir uma boa colocação para chegar ao Rally Paris Dakar, o principal do mundo. Os Sertões terá nove etapas e passará pelos estados de Goiás, Tocantins eMaranhão, somando 3.825 quilômetros. Os competidores vão enfrentar pelo caminho pedras, areia, duna, estradas de terra e erosões até a chegada à Praia do Calhau, em São Luís.

Paranaenses

Sete paranaenses viajam para competir entre as motos. De Maringá, Alexandre Pisnel, Mário Souza, Alexandre Romagnoli, Guilherme Ribeiro, André Ribeiro e André Buzzo. De Londrina, Elias Folly e, de Cascavel, Elvis Bittencourt. Na categoria Carros, serão três duplas de Curitiba: Maurício Neves e Emerson Cavassin, Felipe Bibas e Luís Carlos Palu, Mílton Blaesi e Roberto Peres. No total, quinze pilotos do Paraná vão estar participando da 11.ª edição do Rally Internacional dos Sertões.

Voltar ao topo