A Renault já tem adversária à altura na temporada 2005 de Fórmula 1. Não é a Ferrari, mas a McLaren, como ficou provado ontem no GP de Mônaco. Pole position, pela terceira vez no ano, o finlandês Kimi Raikkonen manteve a posição de largada sem problemas e ganhou a tradicional corrida no principado, sua segunda vitória seguida no mundial. O australiano Mark Webber e o alemão Nick Heidfeld, ambos da Williams, completaram o pódio.

continua após a publicidade

Líder isolado da temporada, o espanhol Fernando Alonso largou em segundo, mas perdeu a posição nas últimas voltas e terminou em quarto, logo à frente do colombiano Juan Pablo Montoya, último do grid e que, graças à força da McLaren, terminou na zona de pontuação. Com 49 pontos na temporada, o piloto da Renault tem 22 a mais do que Raikkonen, agora segundo lugar.

Mais uma vez, a Ferrari ficou longe do pódio. E seus pilotos ainda brigaram para somar dois pontos, em vez de um. Em oitavo no grid, o alemão Michael Schumacher ultrapassou Rubens Barrichello na última volta e terminou em sétimo, deixando a oitava posição para o brasileiro. Felipe Massa, da Sauber, teve problema semelhante com o companheiro de Sauber, o canadense Jacques Villeneuve, e foi o nono da prova.

Williams

O alemão Nick Heidfeld e o australiano Mark Webber, da Williams, comemoraram muito o bom desempenho de sua equipe no GP monegasco. ?Estou contente por ter conseguido meu melhor resultado aqui em Mônaco?, disse Heidfeld, segundo colocado da prova.

continua após a publicidade

Por sua vez, Webber, que acabou em terceiro, destacou o bom resultado da escuderia após um mau início de temporada. ?É meu primeiro pódio na Fórmula 1. E foi maravilhoso estar nele ao lado de meu companheiro de equipe depois do início de temporada tão difícil que tivemos?, destacou o australiano.

?Precipitado?

Nono colocado em Mônaco, Massa criticou duramente seu companheiro de equipe, Jacques Villeneuve, por uma tentativa desastrada de ultrapassagem. Villeneuve retardou a freada na curva St.Devote e atravessou o carro na frente de Massa, que teve de desviar para não bater no carro do canadense, que se chocou contra a barreira de pneus. ?Pena que o Villeneuve tenha se precipitado. Meus pneus traseiros já estavam detonados e ele não precisava ter forçado a situação?, lamentou o brasileiro.

continua após a publicidade

Mais irritado do que Massa estava o dono da equipe, Peter Sauber. ?O que aconteceu hoje (domingo) é a coisa mais deprimente que uma equipe pode enfrentar. A culpa foi do Villeneuve.?