O aniversariante da véspera era Felipe Massa, mas quem fez a festa foi Kimi Raikkonen. O finlandês da Ferrari garantiu neste sábado (26) a pole position para o GP da Espanha, em Barcelona, superando no último instante a surpresa do treino, Fernando Alonso, que levou a torcida local ao delírio, mas com uma ponta de decepção, ao levar sua fraca Renault ao segundo lugar no grid. A prova acontece amanhã e tem largada prevista para às 9 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Globo.

Visivelmente decepcionado após o treino, Massa teve de se contentar com o terceiro lugar no grid, dividindo a segunda fila com o polonês Robert Kubica, da BMW-Sauber. Nelsinho Piquet conseguiu, pela primeira, passar para a última fase de uma classificação na Fórmula 1. O brasileiro da Renault ficou com o décimo lugar no grid.

Prestes a completar 256 GPs, segundo as próprias contas, Rubens Barrichello não conseguiu se classificar para a parte final do treino, mas ficou num razoável 11.º lugar, duas colocações à frente do companheiro de equipe Jenson Button.