Raid Transparaná começa nesta segunda

O IX Raid Transparaná, o maior evento dessa categoria do Brasil e das Américas, começa nesta segunda, dia 20, quando acontece a largada da cidade de Guaíra, no Oeste do Estado. Durante toda semana, os 80 competidores inscritos vão percorrer um percurso de 1.500 quilômetros, atravessando o Paraná até chegar na Praia de Leste, no litoral paranaense, na sexta-feira, dia 24.

Como é característica das provas de raid, o Transparaná é uma competição onde o fator mais importante é a regularidade, e não a velocidade. Entretanto, o Transparaná difere dos demais raids pela grande distância a ser percorrida: mais de 1.500 km, o que o coloca como o maior das Américas. O percurso é todo feito por estradas vicinais e trilhas de grandes dificuldades, exigindo grande resistência dos veículos e uma alta performance de pilotos e navegadores. Esses fatores levam o Transparaná a ser um excepcional laboratório de teste e resistência para a indústria automobilística e um desafio de destaque entre os competidores, todos com o mesmo objetivo de superar seus próprios limites e de suas máquinas.

É importante destacar que o Transparaná nunca passa por nenhuma reserva biológica e muito menos manancial. Os caminhos utilizados são pré-existentes e compreendem estradas públicas e alguns trechos de propriedades particulares. A preservação do meio ambiente é levada a sério e qualquer irregularidade com os veículos ou ações não compatíveis com a preservação da natureza são punidas com a desclassificação.

O Transparaná é um evento que, ao fazer a ligação da costa oeste com a costa leste do Estado do Paraná, através de seus “caminhos históricos”, antes percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios, jesuítas, etc, tornou-se uma importante vitrine de mostra da história paranaense e brasileira e das potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas dos municípios hospedeiros.

História

A competição nasceu da idéia de alguns jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, no início da década de 90, que acreditavam no sucesso de um evento dessa magnitude. No entanto, por inúmeros motivos, a idéia foi colocada em prática somente no ano de 1994, quando se iniciaram os preparativos para a realização do evento que seria o primeiro Transparaná, cuja rota foi de Londrina, no Norte do Estado, ao litoral paranaense, percorrendo a extensão de 680 quilômetros. Esse primeiro evento contou com a participação de 88 veículos, sendo um deles pilotado por Wilson Fittipaldi, pai do piloto Christian e irmão do campeão Emerson Fittipaldi.

Já na primeira experiência, o Transparaná foi um grande sucesso e a idéia vingou e passou a fazer parte do calendário oficial do Jeep Clube de Curitiba.

Voltar ao topo