Rio-2016

Rafaela Silva emociona o Brasil e é medalha de ouro no judô

Rafaela Silva, uma brasileira de ouro. Foto: Roberto Castro/Brasil2016
Rafaela Silva, uma brasileira de ouro. Foto: Roberto Castro/Brasil2016

Saiu a primeira medalha de ouro para o Brasil. A judoca Rafaela Silva conquistou na tarde desta segunda-feira (8) o título olímpico na categoria até 57 kg. Destaque no ciclo olímpico, sendo a primeira campeã mundial do judô brasileiro, ela atingiu o auge da carreira na sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

A festa pela conquista na Arena Carioca 2 foi grande e emocionante até porque Rafaela é nascida no Rio de Janeiro e cresceu na Cidade de Deus, uma comunidade carente na zona oeste que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico. Tanto que muitos amigos e familiares estiveram no ginásio para ver a judoca da casa em ação e vibrar com cada golpe.

Na final, Rafaela Silva enfrentou Sumiya Dorjsuren, da Mongólia. Logo nos primeiros minutos, a brasileira conseguiu um waza-ari, o que levantou o público na arena. Na reta final, a adversária buscou desesperadamente um golpe que a levasse ao menos ao golden score (um desempate até que alguém conseguisse vantagem), mas a brasileira soube conter os avanços e garantir o ouro.

A primeira campeã olímpica do Brasil na Rio-2016 teve uma infância dificílima. Morou na favela e teve que lutar muito para chegar no topo do judô. Passou pelo centro implantado na região pelo ex-atleta Flávio Canto, mas lesões nos joelhos e uma gravidez interromperam a carreira.

Na Olimpíada de 2012, em Londres, Rafaela foi eliminada ainda na segunda fase por um golpe ilegal, mas o ciclo olímpico seguinte começou e terminou em alta. Iniciou com o título mundial e terminou com o ouro. “Espero poder servir de exemplo para a minha comunidade, mostrar que é possível buscar um futuro melhor”, resumiu a campeã.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tem como meta, no mínimo, repetir as quatro medalhas dos Jogos de Londres, de preferência melhorando qualitativamente. Ainda faltam lutar atletas cotados para o pódio, como Victor Penalber, Mayra Aguiar, Tiago Camilo, Maria Suellen Altheman e Rafael Silva, o Baby. Nesta terça-feira, Mariana Silva e Victor Penalber representarão o País.

Confira a nossa página de notícias sobre os Jogos Olímpicos!