O ciclista espanhol Alberto Contador anunciou que não participará da Volta da Espanha deste ano após não conseguir defender o seu título da Volta da França e terminar a prova, vencida pelo australiano Cadel Evans no último domingo, apenas na quinta colocação.

Contador disse que provavelmente vai competir no próximo ano na Volta da Espanha, mas que na edição deste ano não terá condições de participar por estar cansado. O ciclista, de 28 anos, ganhou o Giro da Itália neste ano e mostrou sinais de esgotamento na Volta da França ao terminar quase quatro minutos atrás de Evans.

Na segunda-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) iniciará uma audiência de três dias para analisar o resultado positivo de Contador em um exame antidoping no ano passado, durante a Volta da França, para a substância clembuterol.

Se a CAS rejeitar a decisão da Federação Espanhola de Ciclismo de absolver Contador no caso de doping, o ciclista poderá ser suspenso por até dois anos. A Volta da Espanha começará a ser disputada no dia 20 de agosto.