Atalho cheio de espinhos

Quatro clubes representarão o Paraná na Copa do Brasil

Começa hoje a 26.ª edição da Copa do Brasil. Segundo torneio mais importante do futebol nacional, a competição movimentará – até o dia 26 de novembro – nada menos do que 86 clubes, sendo que os seis representantes do país na Libertadores da América só entram nas oitavas-de-final, no final de agosto. Quatro clubes representarão o Paraná nesta temporada, sendo que o primeiro a estrear é o tetracampeão estadual Coritiba. O Verdão encara o CENE, no Mato Grosso do Sul, amanhã.

Oficialmente, a Copa do Brasil teve a sua largada no mês passado, quando o Rio Branco do Acre eliminou o Real Noroeste do Espírito Santo, pela fase preliminar do torneio. Hoje, treze jogos abrem a primeira etapa da competição. Oitenta equipes se enfrentam em jogos eliminatórios (em ida e volta), sendo que as equipes visitantes, melhor posicionadas no ranking da CBF, têm a condição de eliminar a partida da volta, caso vençam por dois ou mais gols de diferença. No ano passado, onze clubes se beneficiaram deste regulamento na primeira fase.

Além do Coritiba, os outros paranaenses na disputa são Paraná Clube, Londrina, J. Malucelli e Atlético, sendo que o Rubro-Negro só entra na competição após o término da Libertadores. O futebol do Estado está valorizado pelo fato de ter conseguido vaga nas três últimas finais. O Coritiba perdeu o título para Vasco e Palmeiras, em 2011 e 2012, enquanto o Atlético, ano passado, foi superado pelo Flamengo. O time carioca, com seu terceiro título, encostou em Grêmio e Cruzeiro, os maiores ‘papões’ da Copa do Brasil, com quatro conquistas cada.

J. Malucelli e Londrina estreiam na próxima quarta-feira (dia 19), contra Vitória e Criciúma, respectivamente. Ambos fazem o primeiro jogo em casa. Já o Paraná entra em campo pela primeira vez na quinta (dia 20), para uma revanche com o São Bernardo. No ano passado, o Tricolor foi eliminado da competição ainda na primeira fase, exatamente pelo clube paulista.

A competição, sempre apontada como um ‘atalho’ para a Libertadores, ganhou novos obstáculos desde o ano passado, quando a disputa ‘inchou’ e passou a contar com os times da Libertadores. Na atual temporada, destaque para a presença dos quatro grandes de São Paulo logo na primeira fase. Fora da competição continental, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos são algumas das principais atrações da Copa do Brasil 2014, a mais democrática do País do Futebol.