Voltado ao público masculino, o futebol vai, aos poucos, conquistando a atenção feminina também. De acordo com um levantamento feito pela Pluri Consultoria, atualmente cerca de 70 milhões de mulheres – 68,9% do total de brasileiras – torcem para algum time. A dupla Atletiba está longe das equipes preferidas, mas soma quase um milhão de torcedoras.

continua após a publicidade

O Atlético é o 17.º clube favorito entre elas, com 520 mil aficionadas (43,7% do número total de torcedores) enquanto o Coritiba vem logo em seguida, com 440 mil torcedoras (41,7% do total de torcedores). Curiosamente, os dois ocupam exatamente a mesma posição no ranking geral de torcedores. Se considerar apenas os times que disputaram a Série A em 2012, o Furacão é o 14º e o Coxa o 15.º. Já o Paraná Clube está fora da lista das 20 maiores torcidas femininas e não teve o número de torcedoras divulgado.

Porém, tanto o Rubro-Negro, quanto o Alviverde, juntamente com o Santa Cruz, que é o 16.º, com 590 mil torcedoras, estão bem atrás dos demais times do Brasil. O Vitória, 15.º colocado, conta com 930 mil torcedoras, mais que o dobro do Alviverde.

Para se ter uma ideia da diferença, os dez primeiros colocados do ranking – Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos e Atlético-MG -. tem, só em mulheres, mais torcedores que a torcida total do Atlético (1,2 milhão) e do Coritiba, que, com 1,1 milhão, tem praticamente o mesmo número de torcida total de torcedoras do Bahia, o 11.º na lista feminina, com 1,11 milhões. Só Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil, somam 14,13 milhões e 11,75 milhões, respectivamente, de mulheres entre seus fãs.

continua após a publicidade

Por outro lado, a dupla Atletiba tem uma porcentagem de público feminino entre seus torcedores muito maior que outros times. Enquanto os dois têm mais de 40% da sua torcida composta por mulheres, o Palmeiras tem apenas 32,2% do total da sua torcida representado pelo sexo feminino, seguido por Botafogo (34,3%) e Fluminense (38%). Vasco e Atlético-MG vem na sequência, com 40,1% e 41,6%, respectivamente.

Por Estado

continua após a publicidade

Por Estado, entre os 20 clubes que fazem parte do ranking, o Paraná é apenas o sexto colocado entre os oito representados, com 960 mil torcedoras, à frente de Ceará (700 mil) e Pernambuco (590 mil). Entretanto, fica muito abaixo dos demais. São Paulo, com 24,87 milhões e Rio de Janeiro, com 19,64 milhões, são os Estados com maior público feminino. Na sequência, vêm o Rio Grande do Sul, com 5,64 milhões, Minas Gerais, com 4,78 milhões, e Bahia, com 2,04 milhões.