A Yamaha anunciou nesta quarta-feira uma mudança de gerações em sua dupla de pilotos para a temporada 2021 da MotoGP. A equipe contratou o francês Fabio Quartararo, de 20 anos para ser companheiro do espanhol Maverick Viñales. Isso significará a saída do italiano Valentino Rossi, hoje com 40 anos. Mas ele garantiu que deseja permanecer no grid da principal categoria de motovelocidade do mundo.

continua após a publicidade

Em 2019, na sua temporada de estreia na MotoGP, Quartararo foi sete vezes ao pódio pela Yamaha SRT, terminando o campeonato na quinta posição. Em 2020, ele permanecerá na equipe satélite da marca japonesa, se mudando para o time da fábrica no ano seguinte.

“Agora tenho um plano claro para os próximos três anos e estou muito feliz. Vou trabalhar duro, como fiz no ano passado, e estou extremamente motivado para alcançar ótimas performances”, afirmou Quartararo.

Mas se o francês definiu o seu futuro, Rossi está com a situação incerta. O italiano acertou com a Yamaha que terá até o meio da temporada 2020 para decidir o que fará em 2021. As suas opções são ir para a equipe satélite da Yamaha, buscar um outro time ou até mesmo se aposentar, o que ele garante não ser o seu desejo.

continua após a publicidade

Ele, apontou, porém, que primeiro quer observar o seu nível de competitividade antes de tomar a decisão definitiva. “Meu primeiro objetivo é ser competitivo este ano e continuar minha carreira como piloto de MotoGP também em 2021. Antes de fazer isso, preciso ter algumas respostas que somente a pista e as primeiras corridas podem me dar”, explicou.

Rossi é considerado um dos maiores nomes de todos os tempos da motovelocidade, tendo sido sete vezes campeão da sua principal categoria, sendo o último deles em 2009. Na temporada 2019, ele foi o sétimo colocado.

continua após a publicidade