enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Punida no STJD, Lusa é rebaixada e salva Flu

A bola parou de rolar no Campeonato Brasileiro de 2013 no último dia 8, mas fora de campo ele continua sendo disputado, agora nos tribunais. Nesta segunda-feira, a 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu por unanimidade pelo rebaixamento da Portuguesa à Série B, após a escalação irregular do meia Héverton no confronto da última rodada diante do Grêmio. Melhor para o Fluminense, que, com a perda de quatro pontos do clube paulista, se livrou da queda e segue na elite do futebol nacional. A Portuguesa ainda terá que pagar uma multa de R$ 1000.

A decisão da 1ª Comissão Disciplinar, no entanto, ainda não é definitiva e a Portuguesa pode entrar com recurso em segunda instância, no Pleno do STJD. De acordo com o procurador-geral do tribunal, Paulo Schmitt, o caso deverá estar resolvido até o próximo dia 27. O clube paulista, no entanto, já confirmou que entrará na Justiça comum caso seja realmente rebaixado.

Para não sofrer qualquer punição da Fifa, que é contra levar casos esportivos à Justiça comum, o presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, admite a possibilidade de recorrer a “torcedores ilustres”. “Tem que preservar o resultado de campo. Se a Portuguesa for derrotada, vai parar na Justiça comum. Nem que seja ação de alguns dos nossos torcedores ilustres. Mas a Portuguesa vai até o inferno para se defender.”

A escalação irregular de Héverton aconteceu no dia 8 de dezembro, na última rodada do Brasileirão. Diante do Grêmio, no Canindé, o jogador entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo, apesar de estar suspenso. Ele havia sido expulso contra o Bahia, no dia 24 de novembro, e cumprido um jogo de gancho diante da Ponte Preta, no dia 1.º de dezembro. Julgado no STJD na sexta-feira, dia 6, no entanto, acabou condenado a dois jogos de suspensão.

De nada adiantaram os protestos dos torcedores da Portuguesa, que estiveram representados por cerca de cem pessoas na Avenida Paulista, no último domingo, em São Paulo, e foram para frente da sede do STJD nesta segunda-feira, no Rio, manifestar sua indignação com a situação. Torcedores do Fluminense também estiveram no local, requisitando o direito do clube de permanecer na Série A. Para evitar maiores problemas, houve reforço na segurança.

No julgamento, os representantes da Portuguesa alegaram que não tiveram contato com o advogado do clube, Osvaldo Sestário, que estava no julgamento de Héverton, e que esperavam saber a situação do jogador através do site da CBF. Segundo eles, não havia qualquer informação sobre a punição ao atleta, o que lhe daria condições de jogo.

Por outro lado, o subprocurador William Figueiredo de Oliveira apontou que a obrigação de averiguar as situações dos atletas é dos clubes e não da CBF. Além disso, ressaltou o papel do STJD de se fazer cumprir as regras, independentemente de qualquer questão de “má-fé” de qualquer time. Como partes interessadas no julgamento, advogados de Flamengo e Fluminense também defenderam suas posições.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

28 Comentários em "Punida no STJD, Lusa é rebaixada e salva Flu"


Jaime Pontes
Jaime Pontes
5 anos 7 meses atrás

O Flu que já estava devendo uma 2ª pra galera daquela João Avelange , agora deve 2 … por isso que mudei de esporte… agora pratico altero-copismo… só pra rir … trouxa é quem se incomoda…

luiz carlos
luiz carlos
5 anos 7 meses atrás

Vergonha! ja esta na hora de descentralizar o poder do futebol brasileiro mais uma vez o fluminense entra atraves do tapetao isso e uma vergonha!

Jumelo Capataz
Jumelo Capataz
5 anos 7 meses atrás

Se eu torcesse para esse timinho do fluminense teria vergonha disso. Garanto que se fosse um time pequeno como COXA não teria nem julgamento para subir, ía direto pra C. VERGONHA

mauro gessner
mauro gessner
5 anos 7 meses atrás

q ridiculo VERGONHA NACIONAL AINDA QUEREM POR COPA AQUI…. AGORA TODOS DEVIAM BOICOTAR ESSE BRASILEIRO DE 2014 NAO IR AOS ESTADIOS

vinicius agua verde
vinicius agua verde
5 anos 7 meses atrás

Vergonha, futebol se joga no gramado, tem que prevalecer o resultado de campo, todos aqui concordam com isso, caiu, levante, faz parte a tiração de sarro dos rivais, melhor cair em pe e retornar campeão do que virar a mesa dessa forma.

1 2 3 6
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas