Punhobol do Concórdia brilha aqui e no mundo

A temporada está chegando ao fim e 2003 pode ser considerado um ano de grandes conquistas para o punhobol do Clube Concórdia. A equipe juvenil teve um ano de sucesso, ao sagrar-se campeã brasileira e sul-americana. O bom desempenho valeu à equipe a convocação de três jogadores – André Jean Darif Dove, Jason Dias dos Santo e Jeancarlo Andrioli – e do técnico Jorge Scherer, que foram compor a seleção brasileira da categoria, que disputou o Mundial da Itália e voltou de lá com o título.

O Brasil enfrentou cinco adversários e perdeu um único set para os alemães, nas semifinais. Na primeira fase do mundial, foram três vitórias por dois a zero, sobre Itália, Dinamarca e Suíça. Na semifinal o Brasil teve seu teste mais difícil, depois de perder o primeiro set, venceu o segundo mas no desempate teve que tirar um “coelho” da cartola, para sair de uma desvantagem de 19 a 14 para vencer o jogo com 20 a 19. Na final, outra apresentação de gala, garantiu aos brasileiros o título sobre os austríacos, por dois a zero.

Como se joga

O punhobol, esporte de origem germânica, chegou ao Brasil no início do século passado, trazido pelos imigrantes alemães. Para a disputa, é necessária uma equipe de seis atletas. O confronto se dá numa quadra de grama, medindo 50m x 20m, com uma fita dividindo os campos. Similar ao vôlei, a bola deve ser lançada em saque à quadra adversária, de onde deve partir o ataque após três toques. A regra permite, no entanto, que a bola toque no chão uma vez, antes que o atleta a lance para um companheiro ou ao campo do adversário.

Marca ponto, o time que fizer a bola quicar duas vezes na quadra oposta, ou fizer com que um adversário toque-a e deixe pular fora da quadra. Jogado em melhor de três sets de vinte pontos, vence a equipe que vencer dois sets. Em certos campeonatos, a regra estipula que a diferença seja de dois pontos para fechar o set, a partir do empate em 19 a 19.

Curitiba é um dos pólos do esporte, e são cinco os clubes sociais da cidade que mantém equipes de alto rendimento: Urca (União Recreativa Cultural Ahu), Clube Concórdia, Sociedade Rio Branco e Sociedade Duque de Caxias.

Voltar ao topo