Próxima fase da Liga Europa terá gigantes ingleses e quatro espanhóis

A rodada desta quinta-feira da Liga Europa definiu os últimos 24 times classificados à próxima fase da competição, que também contará com as oito equipes que ficaram na terceira colocação de seus grupos na Liga dos Campeões. Entre os clubes que seguem vivos na disputa pelo segundo torneio continental do Velho Continente estão gigantes como Liverpool, Manchester United e Borussia Dortmund.

A Inglaterra colocou três clubes nas oitavas da Liga dos Campeões e outros três na fase anterior à de oitavas de final da Liga Europa. Liverpool e Tottenham se juntaram ao Manchester United, que veio da ‘Champions’.

A Espanha, que também tem três nas oitavas da Liga dos Campeões, tem quatro na disputa pelo título da Liga Europa: Villarreal, Athletic Bilbao, Sevilla, Valência. Desde que o torneio passou a se chamar “Liga Europa”, a Espanha ganhou quatro títulos em seis possíveis, sendo que o Sevilla é o atual campeão.

Vice da Liga dos Campeões na temporada 2013/2014, o Borussia Dortmund puxa a fila alemã, que ainda tem Schalke 04, Augsburg e Bayer Leverkusen. Só o Bayern de Munique e o Wolfsburg seguem na Liga dos Campeões.

A Itália, que tem Juventus e Roma vivas na Liga Europa, disputa a Liga dos Campeões com três times tradicionais: Napoli, Lazio, Fiorentina. Os outros grandes do país – Inter e Milan – nem se classificaram às competições europeias.

A França briga pelo título com Olympique de Marselha e Saint-Étienne, enquanto Portugal tem Sporting, Porto e Braga ainda vivos – PSG e Benfica estão na Champions. Suíça (Sion e Basel), Rússia (Krasnodar e Lokomotiv Moscou) e Turquia (Fenerbahce e Galatasaray) também classificaram dois times cada.

Entre as surpresas, destaque para o Molde, da Noruega, e o Midtjylland, da Dinamarca. Entre os países do Leste Europeu, além dos russos, só o Sparta Praga, da República Checa, e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, seguem vivos.

Já a lista de eliminados tem Ajax (oito títulos europeus), Celtic (uma vez campeão da Liga dos Campeões), Rubin Kazan (34.º do ranking da Uefa), Dnipro (atual vice-campeão), Besiktas e Monaco.

CONFIRA OS CLASSIFICADOS, POR PAÍS:

Noruega – Molde

Turquia – Fenerbahce, Galatasaray

Inglaterra – Liverpool, Tottenham, Manchester United

Suíça – Sion, Basel

Rússia – Krasnodar, Lokomotiv Moscou

Alemanha – Borussia Dortmund, Schalke 04, Augsburg, Bayer Leverkusen

Itália – Napoli, Lazio, Fiorentina

Dinamarca – Midtjylland

Áustria – Rapid Viena

Espanha – Villarreal, Athletic Bilbao, Sevilla, Valencia

Portugal – Braga, Sporting, Porto

França – Olympique de Marselha, Saint-Étienne

Bélgica – Anderlecht

República Checa – Sparta Praga

Grécia – Olympiakos

Ucrânia – Shakhtar Donetsk

Voltar ao topo