Provas do WTCC abrem comemorações dos 315 anos de Curitiba

As provas do Campeonato Mundial de Automobilismo Categoria Turismo (WTCC, na sigla do inglês), no Autódromo Internacional de Curitiba, abrem neste fim de semana o calendário oficial de comemorações dos 315 anos de fundação da cidade. É a terceira vez que Curitiba recebe uma etapa do WTCC, campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo. Neste ano, Curitiba abre a temporada 2008 da competição, uma das maiores do calendário automobilístico internacional.

Equipes e pilotos fizeram nesta sexta-feira (29) os primeiros treinos livres, para verificação e acertos dos veículos. O piloto paranaense Augusto Farfus Júnior, que corre pelo segundo ano consecutivo na equipe BMW, é um dos favoritos para a prova em Curitiba. "A pressão aumenta muito quando se tem uma prova em casa e a chuva não está ajudando muito, mas isso tudo nem se compara à emoção de correr tendo como público a minha família e os amigos na cidade em que cresci", disse Farfus, que detém o recorde de tomada de tempo classificatório na pista: 1min24s761, marcado em 2006.

O ingresso para assistir à rodada dupla de provas, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, pode ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão repassados ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba e doadso a instituições de assistência. Os postos de troca estão localziados nas Ruas da Cidadania, no Teatro HSBC (Rua das Flores, 11) e nas lojas Fun Motos (rua Mário Tourinho, 679, e Desembargador Westphalen, 1876).

Além das provas do WTCC, o publico poderá assistir provas de outras categorias, como a Fórmula BR 2.0 e o Campeonato Brasileiro de Marcas. As provas do WTCC devem ser marcadas pelo confronto inicial entre modelos 320si, da BMW, Lacetti, da Chevrolet, e Leon Turbodiesel, da Seat.

Lançamento

O lançamento oficial da primeira etapa da temporada 2008 do WTCC aconteceu na quinta-feira (28), no restaurante Wyn Lounge and Japanese Food, no Batel, e contou com a presença de pilotos, mecânicos, diretores de equipes, jornalistas, do prefeito Beto Richa, secretários municipais e vereadores.

O prefeito agradeceu a escolha da cidade para sediar a etapa de abertura e ressaltou a importância do evento para Curitiba. "Além de movimentar a economia local e fortalecer o turismo, atraindo visitantes que ajudam a divulgar nossa cidade, é um evento de importância social, porque as famílias carentes de nossa cidade receberão os alimentos arrecadados na troca de ingressos", afirmou Richa. "No futuro, poderemos receber provas de outras categorias do automobilismo."

Durante o lançamento, o piloto italiano e coordenador de equipes automobilísticas Marcello Lotti foi homenageado com a entrega do título de cidadão honorário de Curitiba, proposta de iniciativa do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso. O executivo Lotti, que é diretor-geral do WTCC, foi o grande incentivador para a escolha de Curitiba como sede do WTCC, que campeonato automobilístico mais importante depois da Fórmula 1. Curitiba foi escolhida por ter boa qualidade de vida, boa infra-estrutura e, principalmente, sediar indústrias ligadas ao setor.

Participaram também do evento a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, os vereadores João Cláudio Derosso e Mário Celso Cunha, líder do governo na Câmara Municipal.

Voltar ao topo