Provas de alto nível nos Jogos Universitários

As equipes de natação da Universidade Federal do Paraná, no feminino, e das Faculdades Dom Bosco, no masculino, conquistaram o bicampeonato dos Jogos Universitários do Paraná. Das sete provas femininas realizadas hoje na piscina do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics), em Palmas, a UFPR conquistou o ouro em cinco. Já no masculino, o Dom Bosco ficou com o ouro em quatro das sete provas.

O alto grau de competitividade na natação universitária também ficou comprovado com o registro de novos recordes. Verônica Bálsamo, da UFPR, conquistou o ouro nos 400 metros livre com o tempo de 4?39?80. No masculino, Luiz Krawutschke, também da UFPR, registrou o novo recorde universitário para os 400 metros livre, com o tempo de 4?27?43. Nos 200 metros livre masculino, Hamilton Ribas (UEL) ficou com o ouro e o recorde registrado de 2?26?11.

Nos 200 metros medley feminino, Verônica Bálsamo confirmou o favoritismo e conquistou o ouro, obtendo também o novo recorde paranaense universitário para a prova, com o tempo de 2?37?71. Nesta mesma prova, Leonardo Trevisan, das Faculdades Dom Bosco, registrou novo recorde universitário, com o tempo de 2?23?38. Já nos 1.500 metros livre feminino, Ana Tereza de Pauli Jorge levou o ouro e o novo recorde da prova, com 19?36?57.

Por fim, na estréia da prova dos 4×200 metros livre, a UFPR dominou as águas e estabeleceu os recordes tanto na categoria masculino como na feminino. Com graça e leveza, as nadadoras Verônica Bálsamo, Amanda Guérios, Ana Tereza Jorge e Maria Luiza Rachid realizaram uma excelente prova, conquistando o ouro e o recorde de 9?37?3. Em segundo lugar, com o tempo de 12?44?37, chegou a equipe da Universidade Estadual de Maringá (UEM), formada pelas atletas Aline, Laureane, Carolina e Janaína.

No 4×200 metros masculino, a UFPR conquistou o ouro e cravou o recorde de 8?34?92, com a equipe formada pelos nadadores Eduardo Bilo, Luiz Krawutschke, Hélcio Kricky e Michael Khan. A prata ficou com o Dom Bosco, equipe formada por Bruno Matter, João Paulo Fiorani, Alexandre Perazzoli e Leonardo Trevisan. O bronze foi da equipe da UEL, composta por Hamilton Ribas, Wesley Chotolli, Filipe Duarte e Renan Santiago.

A classificação final da natação nos Jogos Universitários do Paraná foi a seguinte: no feminino, vitória da UFPR, com 412 pontos; seguida da UEM, com 143 pontos; e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 55 pontos. No masculino, vitória do Dom Bosco, com 307 pontos; seguido da UFPR, com 248 pontos, e da UEL, com 179 pontos.

No atletismo a PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Curitiba, foi bicampeã geral dos Jogos Universitários do Paraná (Jup?s) no feminino, com 192 pontos, e campeã geral no masculino, somando 179 pontos. As últimas provas foram disputadas na tarde deste domingo, na pista do Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics).

A segunda colocação do campeonato geral masculino ficou com a Fafipa (Faculdade Estadual de Ciências e Letras), de Paranavaí, que conquistou 133 pontos. Já a medalha de bronze foi para as Faculdades Dom Bosco, de Curitiba, com 99 pontos.

No feminino geral, a Universidade Federal do Paraná ficou com a medalha de prata, com 127 pontos. E a medalha de bronze foi para a FAG (Faculdades Assis Gurgacz), de Cascavel, com 112 pontos.

Classificação geral

Masculino

1.º lugar – PUC/Curitiba, 179 pontos;
2.º lugar – Fafipa/Paranavaí, 133 pontos;
3.º lugar – Dom Bosco, 99 pontos;
4.º lugar – UEL/Londrina, 86 pontos;
5.º lugar – Tuiuti/Curitiba, 72 pontos;
6.º lugar – UFPR/Curitiba, 68 pontos;
7.º lugar – FAG/Cascavel, 56 pontos;
8.º lugar – Unopar/Londrina, 56 pontos.

Feminino

1.º lugar – PUC/Curitiba, 192 pontos;
2.º lugar – UFPR/Curitiba, 127 pontos;
3.º lugar – FAG/Cascavel, 112 pontos;
4.º lugar – Unopar/Londrina, 70 pontos;
5.º lugar – Tuiuti/Curitiba, 38 pontos;
6.º lugar – Fafipa/Paranavaí, 35 pontos;
7.º lugar – Unioeste/Cascavel, 34 pontos;
8.º lugar – Cesumar/Maringá, 31 pontos

Voltar ao topo