Protótipo brasileiro na pole

São Paulo – A equipe de Felipe Giaffone, filho do maior campeão das Mil Milhas, Zeca Giaffone (5 vitórias), larga amanhã, em Interlagos, na pole position na edição que celebra 50 anos de história da prova. Com o protótipo ZF 01 Ford

e seus 615 cavalos, Felipe Giaffone, Vitor Meira e Paulo Bonifácio estabeleceram ontem, na terceira sessão classificatória, o ótimo tempo de 1m30s247, com média de 171,888 km/h.

A largada das Mil Milhas será às 12h, e a previsão é que o diretor de prova, Carlos Montagner, dê a bandeirada ao vencedor por volta das 23h.

O grid foi definido tomando-se o melhor tempo de cada um dos 33 concorrentes nas duas sessões classificatórias de quarta-feira e nas duas disputadas nesta quinta.

Felipe Giaffone, segundo colocado em 2005 com o ZF, embora com outro motor, manteve os pés no chão, apesar da pole position e do passado vitorioso de seu pai – venceu as Mil Milhas em 81, 84, 86, 88 e 89. ?O ZF 01 é um carro muito rápido bom de motor, veloz nas curvas e freia bem, mas estamos falando de uma corrida com 11 horas de duração?, disse o piloto. ?Ano passado não tivemos problemas, éramos os mais rápidos na pista seca, mas como consumíamos um pouco mais de combustível que nosso maior adversário (Audi TT da família Negrão e Giuliano Losacco), acabamos em segundo.?

Ainda com o tempo de quarta-feira, o time do Corvette C5R, de Paulo Gomes, Alencar Júnior, Clemente Lunardi e Mike Hezemans, vai sair na segunda colocação, com 1m32s586 e média de 167,545 km/h.

O maior concorrente do ZF 01 de Giaffone, Meira e Bonifácio, ao lado do Corvette, é a escuderia de Tony Kanaan, Pedro Lamy, Raul Boesel e Alcides Diniz, com o Mercedes DTM. Eles ficaram com o terceiro tempo no grid, 1m32s635, obtido também na quarta-feira.

A família Piquet, pai e filho, é uma das atrações das Mil Milhas. Mas eles tiveram um problema até agora: o motor do Aston Martin. Uma nova unidade chega hoje da Inglaterra para a competição de amanhã.

?Demos poucas voltas por conta de o nosso motor ter ultrapassado a milhagem permitida?, contou Nelsinho. Mesmo assim, os dois pilotos da família Piquet, Hélio Castro Neves e Christophe Bouchut registraram a quinta melhor marca no geral, 1m33s230, a terceira mais rápida de ontem.

Na quarta colocação larga a Ferrari 575 da família Marques: Tarso, Thiago, Paulo de Tarso e Philip Peter, com 1m33s210.

Voltar ao topo